No oriente médio royalties do Petróleo garantem conforto a todo povo
Por Pitágoras Bom Pastor
As 5 cidades do litoral norte são das mais ricas do Brasil, Só em 2022 receberam mais de 700 milhões de de ano . Esse dinheiro no entanto não chega no povo. Se chegasse não haverá mortos nem desabrigados em São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela
Denunciamos aqui neste espaço que o prefeito de São Sebastião Felipe o não belo, pretendia repassar , anualmente 180 milhões para um escritório de advocacia, disfarçado de ONG, sob o pretexto de conseguir uma diferença de 900 milhões de Reais destinadas à Ilhabela, invés de sua cidade. Desses 900 milhões, 720 ficava com São Sebastião e 180, todo ano ia pra esses sortudos advogados amigos dos homens.
Só os 180 milhões que iam pra Nupec resolvia o problema da pobreza no litoral norte
Só a quantia mensal de 180 milhões anuais , que sairia do povo de São Sebastião e da Ilha , se fosse dividida pra toda a população de São Sebá que é 90 mil pessoas , daria a cada 2 mil por ano, inclusive pros ricos. Se o prefeito estava disposto a repassar de graça pros advogados, por que não poderia repassar pra todos, principalmente os mais pobres.
Ouça O H. N. no Spotify , nos discutimos essa questão com Camilo terra
Diferença de 900 milhões é sobra pras Prefeituras e falta pro povo
Os prefeitos de São Sebastião e Ilhabela brigam por uma diferença de 900 milhões, com a ferocidade de cães famintos disputando osso. É estranha essa ferocidade e esse interesse pelo dinheiro público a ponto de descambar pras ofensas pessoais. Quem está mais nervosinho é o prefeito de São Sebastião, talvez por causa do seus amigos da NUPEC.
Evidente que se existe uma diferença, portanto há uma sobra de 900 milhões, quantas casas daria para fazer todo ano em São Sebastião e Ilhabela. Quantas bolsa-Royalties poderiam ser dadas aos desempregados e e a todos que estiverem eventualmente necessitados?
Na Arábia Saudita todo cidadão recebe renda mensal gorda dos Royalties do Petróleo
A Arábia Saudita tem 90 milhões de habitantes. Lá não existe 1 árabe pobre. O governo distribui os royalties do petróleo com TODOS os cidadãos natos. Assim era também na Líbia e no Iraque, antes de serem invadidos pelas tropas americanas. ( E olha que o Petróleo da Atpabia Saudita é controlado pelos EUA também)
Em 2015 numa canetada real, o Rei Salman deu, um bônus a mais pros seus cidadãos, no valor 32 bilhões de dólares conforme noticiou o N.Y. Times e repicou aqui (leia) a imprensa brasileira.
Rouba mas faz X Rouba mas não faz
Cito o exemplo da Arábia Saudita porque é um governo acusado de ser corrupto e ditatorial, apenas para lembrar que por pior que seja o governante, ele ainda pode fazer muito pelo povo. Assim também era Muamar Khadafi e Sadam Hussein. Tinham seus defeitos mas não deixavam faltar nada para o povo. É a dicotomia do governo que rouba mas faz contra Governo que rouba mas não faz.
A Árabia Saudita é o 2° maior produtor de petróleo do mundo, mas o Brasil não fica atrás. Somos o 8º nesse quesito. Então São Sebastião , Ilhabela, Caraguatatuba , Ubatuba e Bertioga podem e DEVEM criar programas sociais de distribuição de renda e construção de moradias populares pelas próprias prefeituras com esse dinheiro, que. afinal, não é dos prefeitos brigões, mas sim do povo. Não haveria mortes nem desabrigados se eles tivessem feito isso.
Físico iraniano diz que no Oriente médio povo vive no conforto graças ao petróleo
Professor doutor em Física da Universidade Federal de Guaratinguetá, Dr. Vahid Nikofard, explica que a questão da distribuição de riqueza nos países produtores de petróleo do oriente médio é que eles tem uma população pequena. O estado tem muito dinheiro e por isso cria um estado bem-estar social. O Brasil é muito grande, mas mesmo assim deve ter dinheiro pra reduzir a pobreza. A desigualdade social é alta. Nos países produtores de petróleo a pobreza fica mais para os imigrantes e o povo nativo tem um mínimo de conforto. No Brasil o povo sofre.
Chuva de São Sebastião mataria milhares em Caraguá diz Dadinho
Segundo Dadinho Fachini, profundo conhecedor da realidade de Caraguatatuba e técnico em segurança do trabalho, se as chuvas que caíram em São Sebastião caíssem em Caraguatatuba, o número de mortes seria de milhares. Dadinho também foi socorrista durante a catástrofe de 1967 .
Afinal, TODOS os terrenos das áreas de risco que tiveram desabamentos e causaram 500 mortes na catástrofe de 1967 votaram a ser ocupados. Culpa de quem? De todos os prefeitos de 1996 pra cá quando a cidade enriqueceu, com o dinheiro da Serra do Mar ( obra do Prefeito Jair Nunes de Souza).
São Sebastião tem dinheiro e não fez nada. Caraguatatuba e Ilhabela também não. Onde está o dinheiro? O Gato comeu? Gato, aliás na linguagem da peonada da construção civil é o apelido que se dá a empreiteiras.
As Câmaras Municipais e principalmente os Movimentos Populares tem que exigir dos governos municipais que usem, pelo menos os 20% do dinheiro dos Royalties ( era o quanto o prefeito de São Sebastião ia dar todo ano para advogados da NUPEC), para programas sociais de renda mínima e de habitação popular, concomitantemente. Sim, uma casa mais uma renda mínima pra todos os carentes.
Litoral Norte recebeu mais de 700 milhões de Royalties em 2022
Segundo o Jornal da Band de 21/02, o litoral norte recebeu mais de 700 milhões de Royaties em 2022 da Petrobrás. A Emissora constata o óbvio que a catástrofe e as mortes foram decorrentes do mau uso desse dinheiro. A Band ouviu especialistas. Vejam o que eles disseram
Raul Velloso, consultor econômico
“Eles ( os prefeitos) podiam, além de guardar uma parte do dinheiro que eles arrecadam com o petróleo, para construir mecanismos de defesa e de prevenção desse tipo de acidente. tirar os moradores das áreas de risco e criar soluções de engenharia que ajudam no escoamento da água. Essees “são alguns exemplos de investimentos preventivos.”
A Razão da Lei dos Royalties
Eberaldo Almeida, especialista do setor do petróleo diss que : “O princípio da lei ( dosRoyalties) foi esse: se o petróleo é finito, vamos investir de tal maneira que essas cidades que forem impactadas, cidades e estados, elas consigam sobreviver, então vamos investir em coisas de estrutura. Eu entendo que malha viária, segurança da população, educação e saúde são estruturantes”
Fernando Schuler, cientista político
“O problema brasileiro não é a falta de recursos. É um problema de como você aloca isso e a eficiência no uso de recursos. Quando você tem um anúncio, a previsão de que vai haver uma precipitação, a região não é evacuada, as pessoas não são prevenidas. Não há um trabalho para evitar as quarenta mortes. Esse é o ponto central” .
O Exemplo de Guararema
Guararema também é uma cidade rica. A administração pública municipal tem as suas falhas. Mas se comparada às das cidades do litoral norte é mil vezes melhor. No ano de 2001, a prefeita Conceição Alvino retirou moradores das ruas em que havia risco evidente de desmoronamento e construiu 5 blocos de apartamentos de boa qualidade, com 34 apartamentos cada, entregando-os aos moradores.
Quem era proprietário nas áreas de risco ganhou o apartamento. Quem era locatário paga mensalidade bem baixa, de acordo com a renda. Conceição é mãe do deputado Márcio Alvino (PL) , atual chefe supremo do grupo político que governa a cidade desde 1989, criado por ela e por seu marido Sebastião Alvino, também ex-prefeito.
Em 2010, a cidade foi surpreendida por uma violenta enchente. Houve algumas mortes. A Prefeitura de inicio, retirou todos os moradores em risco. Pagou-lhes aluguel social e depois construiu casas para todos os de áreas de riscos, quanto de outros locais irregulares. São mais de 470 famílias atendidas. Hoje não moradores em locais clandestinos ou de risco. Está aí um exemplo pra que o povo do litoral norte compare e aprenda a escolher melhor seus prefeitos.
LEIA MAIS
A opinião de Priscila Siqueira aqui
Leia também sobre o assunto Mortos em São Sebastião, há culpados
AJUDE AOS DESABRIGADOS DO LITORAL NORTE