Por Pitágoras Bom Pastor e Dadinho Fachini
O programa H. N. da Cancioneiro Caiçara discutiu nessa quinta 16/03 2 temas que causaram alvoroço e em Caraguatatuba. Primeiro foi a Operação que o Gaeco em Parceria com as Polcias Civil e Militar realizaram na manhã na Prefeitura e na Câmara da Cidade. Depois discutiram a audiência pública que discutiu mudanças no Plano Diretor da cidade.
A Operação Policial
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou na manhã desta quinta-feira (16/03), em conjunto com a Polícia Civil, atraves da Seccold ( Setor de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro da Delegacia Especializada de Investigações Criminais de São José dos Campos) , a Operação Cais do Porto, visando ao cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão nos municípios de Caraguatatuba, São José dos Campos, Jacareí, Taubaté e Guaratinguetá. Os trabalhos contam com apoio da Polícia Militar e do Departamento de Operações Policiais Estratégicas. Logo pela manhã a Policia cercou o prédio da prefeitura e da Câmara e fez busca e apreensões nos prédios públicos e em casas dos servidores.
As investigações conjuntas apuram a prática de crimes de apropriação indébita, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, que contaria com o envolvimento de servidores públicos municipais de Caraguatatuba.
A Justiça de Caraguatatuba determinou o bloqueio de valores e bens dos envolvidos, com vistas a garantir futura reparação do dano, bem como o afastamento cautelar de cinco servidores públicos por 90 dias.
Segundo o levantado, há indícios de ilegalidades em processos administrativos de desapropriações e indenizações amigáveis de imóveis, que podem ter lesado os cofres públicos em mais de R$ 12 milhões.
Participam da operação promotores de Justiça, servidores do MPSP, policiais civis e policiais militares do 3° Batalhão de Ações Especiais (Baep).
Informações levantadas pelo reporte Dadinho Fachini dão conta que a investigação mira especailmente uma área situada no bairro do Porto Novo que a prefeitura teria pago um valor superfaturado para um suposto proprietário e de forma amigável. Esta não é a primeira vez que as desapropriações do atual prefeito causam polêmicas e levanta suspeitas.
A AUDIÊNCIA Pública Pra discutir o Plano Diretor
A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou ontem no teatro Mario Covas a 2a audiência para discutir mudanças no Plano Diretor. Novamente prevaleceu o autoritarismo da Prefeitura que demonstra total desinteresse em ouvir e principalmente atender as propostas de entidades ambientais .
O ecologista Roque Alves Pereira participou do Programa H.N. e discutiu os problemas desse Projeto da Prefeitura. Roque criticou especialmente o rito organizado pelo Presidente da Câmara, que é irmão do Prefeito, cujo objetivo parecia ser de tornar a reunião cansativa e longa para que as pessoas desistissem de participar dela. nem mesmo água foi disponibilizida para os participantes que lotaram o teatro.