Por: Maritza Rodríguez Cárdenas
Os músicos cubanos X, Eme, Ele e Carlos Alfonso estão profundamente felizes e emocionados por terem sido premiados com um Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Folclórico, o segundo álbum produzido pela FacMusic na cerimônia do Grammy Latino em 2022. Como Instituição Pública e como um grupo musical, este grupo passou vários anos transmitindo a tradição dos descendentes iorubás por Cuba, América Latina, América do Norte e Europa, aproximando-se do público através da fusão de canções e ritmos iorubás com sons ocidentais.
Este álbum é, sem dúvida, um motivo de orgulho para a cultura cubana e representa uma homenagem ao trabalho, carreira e contribuição do Síntesis para a história da música cubana contemporânea, X e Eme Alfonso e seus pais Carlos Alfonso e Ele Valdés – criadores do grupo Síntesis – viajaram para Las Vegas para participar da cerimônia de premiação, que alegam ter sido a notícia que os pegou de surpresa. Symphonic Ancestors também contou com a colaboração do prestigiado músico cubano Leo Brouwer e da pesquisadora Natalia Bolívar, como assessora em religiões afro-cubanas.
Produção une sonoridades afro-cubanas com uma orquestra sinfônica,
A produção une sonoridades afro-cubanas com uma orquestra sinfônica, onde se destacam instrumentos de corda e sopro. Com origem na fase de confinamento pela Covid-19, a placa combina canções emblemáticas do repertório do grupo compostas por Carlos e Eme Alfonso, Esteban Puebla e Lucía Huergo, que agora aparecem como uma suíte sinfônica.
Sob a orientação do maestro Leo Brouwer , a produção do disco foi gravada em Portugal e Havana, enquanto a mixagem e masterização ocorreram nos Estados Unidos. A entrega, produzida pela gravadora FacMusic, foi feita a partir do CD Ancestros, gravado há 35 anos pelo Síntesis.
O CD apresenta um olhar renovado sobre a obra de Síntesis, uma reverência familiar que na opinião do maestro Leo Brouwer “mostra um notável património experiencial, autêntico nas suas raízes”. “X propõe uma imbricação musical-cultural (canções africanas, som sinfônico, coros gospel, tambores batá, linguagem composicional atual que conduz a uma estética pós-moderna.”
SINTESIS é uma das formações emblemáticas do rock e da música fusion cubana
A compilação foi relançada 35 anos após o lançamento de Ancestros em 1987 e constitui um convite para ouvir novamente a obra de Carlos Alfonso e Ele Valdés, bem como a de autores que marcaram a trajetória desse grupo como Esteban Puebla e Lucía Huergo , entre muitos músicos estelares. O Grupo SINTESIS é uma das formações emblemáticas do rock e da música fusion cubana mais seguida pelo povo cubano.
Sua carreira é avalizada por repetidos sucessos dentro e fora de Cuba.
Seus álbuns ANCESTROS I, II e III fazem parte dos clássicos cubanos de fusão do rock, aos quais seus autores deram uma nova roupagem baseada na fusão – pela primeira vez – da música ritual afro-cubana com a música contemporânea. Pela sua riqueza, variedade e estrutura conceptual, o SINTESIS é um dos emblemas da música cubana contemporânea, estando entre os grupos musicais mais reconhecidos e populares da Ilha.
Grupo mistura raízes afrocubanas de sonoridade insular com correntes de jazz e rock
Encabeçado por Carlos Alfonso, o grupo Síntesis, no seu percurso artístico, definiu um rótulo particular onde combina raízes afro-cubanas impregnadas na sonoridade insular com correntes de jazz e rock, criando assim um estilo único com o qual despertou a atenção de a crítica, o público Etno – fusão com elementos de raízes afro-cubanas é o estilo que define este grupo, que combina o seu repertório em paralelo entre canções com textos em espanhol, com elementos da extraordinária fusão dos ritmos da música cubana, com sons universais; a própria elaboração de canções de origem afro-cubana, cantadas em sua língua original.
Com mais de sessenta turnês internacionais, o SINTESIS já passou por palcos em vários países da América Central, América do Sul, Estados Unidos, Mediterrâneo e Europa Central. Participou também em vários festivais nacionais e internacionais.
A sua discografia inclui 14 álbuns, muitos deles premiados em eventos nacionais como o Prémio EGREM e o Cubadisco, sendo vários deles nomeados para o Grammy Latino em 2002 e mais recentemente este prémio Grammy Latino recebido em 2022 pela sua produção Ancestros Sinfónico. traduzir