amigos e amigas do coração,
Vocês sabiam que anualmente são produzidas 2,5 milhões de toneladas de agrotóxicos em nosso planeta terra?! O uso do agrotóxico, também chamado de pesticida, teria como função aumentar a produção de alimentos em todo o mundo para matar a fome dos mais de sete bilhões de seres humanos que aqui vivem.
O nosso País é o maior usuário de agrotóxicos na terra. Somos o líder mundial nessa questão. São cerca de 300 mil toneladas de agrotóxicos usados principalmente nas lavouras do centro -oeste brasileiro.
Isso porque o Brasil é o maior produtor de alimentos no mundo. Até mesmo as sementes melhoradas já são pensadas para o uso de agrotóxicos.
Pesticida contamina a água, o solo, afeta a biodiversidade
A produção pode melhorar, o agronegócio pode faturar mais, mas como fica a vida e a saúde dos brasileiros? Até o vegano ou quem não come carne, quando se alimenta de suas verduras está ingerindo o veneno do agrotóxico.
O pesticida contamina a água, o solo, afeta a biodiversidade além das redes alimentares e o ecossistema aquático.
O Governo de Bolsonaro foi fundamental para a entrada de mais agrotóxicos no Brasil, através de um decreto de 2021. Importamos agrotóxicos, inclusive aqueles que há muito tempo não são vendidos nos países da União Europeia- por serem cancerígenos. Syngenta, BASF e UPL são as empresas estrangeiras que mais vendem agrotóxicos no Brasil que são proibidos em outros países.
Brasileiros consomem 5 litros de veneno por ano em sua alimentação
Conforme o Instituto Nacional do Câncer – INCA, os brasileiros consomem 5 litros de veneno por ano em sua alimentação normal. Para Karin Friedrick, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e da Fundação Osvaldo Cruz, “Os dados sobre o consumo dessas substâncias no Brasil são alarmantes”.
Elas são responsáveis pela alta incidência de câncer no País e por doenças genéticas.
O deputado Nilton Tatto do PT de São Paulo, defende o debate dessa questão e uma legislação que regule melhor o uso desses componentes químicos.
Quando a Ditadura Militar acabou em nosso País, o pensador católico Tristão de Athaíde, – Alceu de Amoroso Lima, dizia” Não adianta só ter a liberdade; precisamos nos organizar para exercê-la”
É isso aí, primaida- Temos que nos organizar, pressionar para que as intenções de Nilton Tatto saiam do papel e assim daremos força e coragem para que a administração de Lula seja o que nós almejamos há tanto tempo.
Assista o vídeo abaixo da Universidade Federal de Santa Catarina sobre o tema