Fotos cedidas por Julinho Mendes.
Nessa quinta-feira, 14 de dezembro, perdemos um grande caiçara, que deixou Caraguatatuba e Ubatuba tristes. Nosso querido alfaiate, Isaias Mendes, nos deixou. Deixou uma família maravilhosa, por exemplo, seu filho, um dos maiores artistas de Ubatuba, Julinho Mendes. Sua trajetória nesse mundo está nas palavras de Julinho que eu adiciono abaixo:
Crônica de Julinho Mendes
“Leve meu filho, a única coisa que lhe posso oferecer essa tesoura, leve e faça a sua vida! Falou-lhe o pai. Para o rapaz aprender a uma profissão, era alfaiate. Chegando em Ubatuba por volta de 1951 e com pouco dinheiro que trouxera, alugou um ponto e pôs-se a trabalhar. Fez concorrência ao Verediano Tavares, primeiro e único alfaiate da cidade que tinha como ajudante o senhor Nilo. Do doutor ao Pescador, não lhe faltou freguesia. Os evangélicos faziam ternos A cada dois meses. Casamentos, membros dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo todos faziam ternos com o Isaías.
Cíccilio Matarazzo e o Governador Adhemar de Barros fizeram ternos com Isaías “
Ele confeccionou para Ciccilio Matarazzo, Flanklin de Toledo e Dr Adhemar de Barros, governador de São Paulo. Doutor Pedrinho, juiz de paz, que só fazia terno branco, mandou confeccionar um terno preto para ser enterrado com ele, Zé Mesquita da Fortaleza fazia terno de tergal para pescar com as calças enrolado na canela.
Fazia roupas para todo o tipo físico, só não gostava de fazer ternos para criança. A máquina de costura, a fita métrica, a tesoura, a agulha, o dedal, réguas modulares o giz triangular eu ferro de passar, eram suas preciosas ferramentas e acessórios.
Com alfaiataria, Constituiu sua família, construiu sua casa, teve seus fusquinhas, educou seus 3 filhos e ainda ensinou a profissão há alguns jovens caiçaras. Eles estão por aí, uns aposentados, outros ainda na tímida atividade e outros e tornaram funcionários públicos. Foram alfaiate que deixaram na elegância os homens da cidade de Ubatuba. Como por exemplo: , Hercílio Carlinhos Piu-piu, Antonio Mendes, e Pedrinho.
Aprender uma profissão e ser liberal foi o conselho que papai sempre nos deu e deveria ser isso encaminhamento da escola pública.
UM CAIÇARA DE CARAGUATATUBA E UBATUBA
Segundo o Arquivo Público Municipal de Caraguatatuba que homenageou Isaias Mendes, “o caiçara Isaías Mendes, filho de Antonio Mendes de Souza e Bertolina Maria das Graças, irmão de Irineu, Virgilina, Maria, Geralda, Estevão, Mateus, Nancy e Eugênia, nasceu em 30 de dezembro de 1929.