Notícias

A Última Lição de Um Homem que Nunca Soube Blefar

De Homem Pobre a Lenda: Como Dr. João mudou São Sebastião Para Sempre

 

São Sebastião perde hoje um dos homens mais relevantes de toda a sua centenária história. Humilde, extremado na honestidade, extremado na honradez, extremado na bonomia. Cristão na verdadeira acepção da palavra, dedicou sua vida — e a de sua família — a servir aos mais pobres.  Falo do gigante João Siqueira

Enquanto uns buscam praia, ele buscava ação social

As cidades do Litoral Norte atraem novos moradores em busca de paz e da beleza de suas paisagens. Outros vêm para essas cidades em busca do dinheiro que a região propicia, em negócios lícitos — a maioria — e até mesmo ilícitos.

Mas o casal João Siqueira e Priscila chegou a São Sebastião no começo da década de 1960 com um único objetivo: servir sem ser servido, ajudar o povo, defender a região.

Prisicila e Dr. João Siqueira

Vieram a pedido e sugestão do líder de sua corrente na Igreja Católica, Dom Hélder Câmara. Aqui fizeram de tudo e mais um pouco para proteger os mais necessitados. Começaram com a reconstrução e a reinstalação da Santa Casa e, em seguida, expandiram sua atuação para a defesa dos caiçaras, dos indígenas, da ecologia e das mulhres, das crianças, foram professores pioneiros na Escola Normal da cidade que formava professores primários ,  etc…

Um Prefeito Exemplar

Dr. João foi, sim, o melhor prefeito de São Sebastião dos ultimos 50 anos . Pautou sua administração em dois pilares: ética nas relações pessoais e de governo, e humanismo na ação administrativa . O lema do governo já dizia tudo: “O alvo é a vida”. Em quatro anos deixou a prefeitura organizada e livre de dívidas  e com uma imensa obra social, mas, à época, não teve seu trabalho devidamente compreendido pelo povo.

Ele poderia ter sido senador…

Fico imaginando se o menino pobre que depois se transformou no Dr. João tivesse optado por ficar em Curitiba ou morar no Rio de Janeiro (onde serviu ao Exército),  em que ele poderia ter  se transformado? Seu colega de turma, José Richa, tornou-se senador e depois governador do Paraná. Aposto que João teria ido muito mais longe.

Priscila Siqueira: Uma Jornalista de Projeção Nacional

Se Priscila Siqueira, em vez de servir ao público, tivesse optado por trabalhar no Rio de Janeiro ou em São Paulo, seguramente teria alcançado um êxito faraônico no jornalismo . Acredito nisso porque, mesmo atuando na pequena São Sebastião, ela conquistou grande projeção nacional e internacional, encontrando notícias quase diárias num lugar onde nenhum outro repórter conseguiria.


Assim, Dr. João e Priscila dedicaram toda a sua vida, de janeiro a janeiro, a servir ao povo. Hoje, Dr. João recebe finalmente o merecido repouso do guerreiro — um presente de Deus. O corpo se vai, mas a obra o imortaliza.

Viva Dr. João Siqueira! Dr. João vive eternamente.


O Mau Jogador de Baralho

Um colega de profissão, quase da mesma idade, contou-me certo dia:

— O João adora jogar baralho. A gente sempre fazia umas rodas de pôquer, mas ele não era bom jogador. Perdia sempre!

— Por quê? — perguntei.

— Ele nunca conseguia mentir nem blefar !- E ria o colega jogador.

Esse era o Doutor João Siqueira, exemplo maior de cidadania, de humanismo, de amor ao próximo e de ética extremada.

 

Pitagoras Bom Pastor

Pitágoras Bom Pastor de Medeiros, é formado em direito e pós graduado em jornalismo digital

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo