Texto e fotos de Rubens Negrini Pastorelli
Como narrarei aqui brevemente, a minha família conheceu Ubatuba no ano de 1925, através do meu pai, Luiz Felix Pastorelli, e do meu tio Dante José Pastorelli, que incentivaram o meu avô, Jocundo Pastorelli, a construir uma casa nessa cidade.
Como não havia ainda a estrada carroçável até Ubatuba, o jeito foi esperar a sua construção. Isso se deu em 1933, quando o governo do estado terminou a sua abertura, e para lá desceu o primeiro carro, e a seguir foi implementada uma linha de ônibus que fazia a ligação entre os municípios de Taubaté, passando por São Luiz do Paraitinga- e Ubatuba
Meu avô então conseguiu ser contemplado com um terreno doado pela prefeitura, localizado na Rua Salvador Correia, quase esquina com a atual Rua Thomaz Galhardo, que não existia na época.
Então, no final daquela década, meu avô construiu uma pequena casa, levando pedreiro de Taubaté e contratando serventes lá mesmo em Ubatuba. Boa parte do material foi levado de Taubaté, inclusive as portas, Janelas e vitrôs, que foram confeccionados pelo meu pai, na oficina do meu avô. – Nesta casa minha família passou dias memoráveis, que eu narrarei outro dia.
Veja abaixo fotos da construção da casa e a foto da construção da estrada.