Meu vizinho da Praia da Enseada, Tarcísio Meira
Crônica de Joban Antunes
Ali estavam eles, de mãos dadas na minha frente, João Coragem e Lara. Pareciam ter saído da tela da minha velha televisão preto e branco e se apresentavam em cores na minha frente. eu, adolescente, não parecia acreditar no que os meus olhos viam e ou imaginavam que viam. Talvez meus olhos quisessem me enganar. Mas era verdade, minha mãe conversava com eles, que tinham uma casa aqui no meu bairro, a Enseada de Ubatuba.
Vinham para comprar uma roda de ralar mandioca para colocar na parede de sua casa como decoração. Era uma roda que pertencia minha tia.
Fiquei mudo, Tarciso perguntou quem era eu, minha mãe disse:
-Meu filho ! e ele respondeu:
-Lindo garoto, parabéns.
Passaram mil coisas para lhes dizer, mas na minha timidez e espanto só consegui dizer :
-“Obrigado João Coragem”. Ele riu com aquele sorriso que só ele sabia sorrir.
Sempre contei essa história , a cada novela que ele estreava, a cada filme que eu assistia com alguém, e hoje conto pela última vez na sua partida que deixou meu coração de poeta de luto.
Descanse em paz, meu antigo vizinho. Que toda as alegrias e lágrimas que você fez a gente sentir e derramar, sejam contabilizadas em seu favor.
descanse em paz grande artista que você sempre foi. E será eternamente!
Joban Antunes, 68 anos, caiçara da Praia da Enseada de Ubatuba, ´w poeta , escritor e aposentado da Prefeitura de Ubatuba.