Balaio Caiçara entrevista
Por Joban Antunes e Pitágoras Bom Pastor
Na juventude Luiz Roberto de Moura foi poeta dos bons. Seus poemas chegaram a receber prêmios em Ubatuba, sua cidade natal, nos concursos que disputou na década de 60, inclusive com a participação de Idalina Graça, a maior referência da cidade em poesia, já falecida.
Depois ele resolveu estudar contabilidade na recém criada escola de Comercio de Ubatuba, a primeira escola técnica criada e mantida por uma prefeitura no Litoral. Formando, sem 1972, resolveu continuar os estudos. A dificuldade era enfrentar a serra da estrada Taubaté a Ubatuba que ainda hoje é uma estrada ruim.
Formou-se engenheiro e trabalhou na área com destaque. Chegou mesmo a ser líder da Associação dos Engenheiros. Mas uma outra paixão o fez novamente mudar de rumo. Em 1976 conheceu na Faculdade de Taubaté o então desconhecido computador , uma máquina gigante na qual tinham de uma matéria nova, informática. Ele assistia as aulas, mas sempre que podia enfrentava filas para acessar aquele adorável monstro . Tornaram se amigos.
Voltando para Ubatuba ele logo adquiriu o seu primeiro computador, um Apple que lhe custou U$ 5 mil dólares. Passou a se dedicar como auto didata à informática e logo, novamente mudava de profissão. Deixara a poesia pela contabilidade, deixara a contabilidade pela engenharia e agora deixava a engenharia pela ciência da computação.
Com uma mente extremante criativa e inquieta ele fundou em 1997 uma das primeiras mídias digitais do Litoral Norte, o Ubaweb, no qual fazia desde a parte de informática a textos. Ganhou muitos leitores e alguns processos nas costas movidos por poíticos descontentes com suas fotos denúncias, mas foi absolvido em todos.. Por todo esse curriculum, Luiz Roberto sem dúvida tem muito a nos ensinar e nos contar. Vale a pena ver essa fantástica entrevista que ela concedeu nessa quarta 22/09 ao Programa Balaio Caiçara, liderado pelo Poeta Joban Antunes. Ambos são caiçaras de Ubatuba e viveram muitas histórias juntos. Vale a pena assistir.