Violonista e Cantor de Caraguatatuba, o maestro faz aniversário no dia de Nossa Senhora
Texto Pitágoras Bom Pastor
Filho do violeiro amador e comerciante Dito Pedro ( que também foi pipoqueiro na praça Cândido Mota, junto com sua mulher Maria), o Maestro e violonista José Maria do Prado, é um dos grandes nomes da cultura de Caraguatatuba e do Litoral Norte. Ele nasceu no dia 12 de outubro de 1950, em Caraguatatuba, cidade onde goza de grande prestígio tanto como músico como cidadão.
Sua influência musical veio de seu pai, que era músico amador e grande apoiador da Folia de Reis e da Congada de Caraguatatuba. Era no armazém do Dito Pedro situado na rua Piauí, que os congadeiros do mestre Benedito Louzada se reuniam para ensaiar.
José Maria também foi o primeiro diretor de Cultura de Carguatatuba. Na década de 80, ele criou – junto com seus amigos , Paulinho Dendém, Sergio Delbel e Rosana Fachini, -do grupo Ad-Libitum – o Festival de Música de Caraguatatuba . Esse festival chegou fez grande sucesso e chegou a atrair músicos de varias cidades do Brasil.
Convidado pelo prefeito Jair Nunes (1983 a 1989) ele liderou o recém criado Centro Cultural de Caraguatatuba , semente da Fundação Cultural de Caraguatatuba, criada em 1992.
Carreira musical
José Maria foi um dos pioneiros, em Caraguatatuba no estudo do violão clássico. Leitor voraz, ele é profundo conhecedor da história da música brasileira. Folclorista, tem em sua casa um coleção de discos e outros materiais de folclore e de MPB que muitos museus não tem. Ele me disse que tem, por exemplo o 1º disco da dupla “Moreno E Moreninho”. Esse disco é tão raro que nem a dupla o tinha.
Em Caraguatatuba ele ensina violão há mais de 50 anos e influenciou muitos músicos amadores e profissionais.
Formação
José estudou incialmente foi auto didata. Comprou seu primeiro método pelo correio. Depois fez uma aula com o violonista Sílvio Ferreira e daí não parou mais. Passou a tocar e, bandas de baile, onde aprendeu também a tocar teclado. Depois foi para São Paulo , formando se em Composição e Regência no Conservatório Dramático Musical .
“PENSA NUM CARA GENTE BOA”
Caiçara apaixonado por música e pelo mar, José Maria é muito querido na cidade. Gentil e tranquilo, tem muitos amigos e admiradores. Quwm o definiu bem, foi a fotógrafa Karina Simith, que o utilizou como modelo para um ensaio fotográfico. Ela escreveu :
“Recebi o presente de conhecer o Zé!
Pensa num cara gente boa!!!…
Sensibilidade chegou ali e parou! Aflorou!
Muita luz, música e paz pro amigo sonoro caiçara!
Tom Zé e outros feras
Nos seus tempos de estudante em São Paulo, José Maria fez parte do grupo que acompanhava o compositor Tom Zé. Nessa época, ele também tocou com Cristina Buarque De Holanda, Alaíde Costa e outros grandes artistas. No entanto, devido a morte de seus pais teve que voltar para Caraguatatuba para cuidar de seu irmão, especial, o Vicente. Além disso, pra ele, era muito difícil para ele viver longe do mar.
Fotografia
Todos dias bem cedo, José Maria costuma ir à praia caminhar com sua cachorra Mel. Nesses passeios, se inspirou para fotografar. Issp virou uma nova forma de arte. Suas fotos fazem muito sucesso nas redes socias e já mereeream até uma exposição no Museu Adaly Coelho Passos. ,
Show na Rua, Show na Cancioneiro
Atualmente, José Maria se apresenta, em feriados e fins de semana, na Feira de Artesanato da Praça Diógenes Ribeiro De Lima, , centro , Caraguatatuba. Lá, recuperando a tradição artística, ele passa o chapéu , ganhando gorjetas , e aplausos com seu requintado repertório de música popular brasileira que ele canta e se acompanha no violão 7 cordas.
JOSE MARIA NA CANCIONEIRO
O maetro também tem um programa de história da Música na Cancioneiro com o nome “A Música e as Suas histórias e estreou em agosto , com 2 vídeos sobre a música folclórica brasileira. Veja o vídeo 1
Veja o vídeo 2
- Salve São Sebastião elegendo Gleivison 11
- A destruição dos símbolos de Caraguatatuba e São Sebastião
- Nunca vi tanta displicência com o povo Sebastianense
- Liana Fernandez fala sobre sexteto Consixtencia
- violinista Jaime Jorge García dá entrevista exclusiva á RC2
Best Dressed Bolsonaro caiçara Caraguatatuba causos Celebrity Style corrupção crônica Cultura Cultura caipira cultura caiçara D.I.Y. Fashion Dicas de Paris direitos humanos Ditadura Militar Educação Eleições Fashion Week Fernando Pessoa Golden Globes Historia Historia de ubatuba história de Caraguatatuba História de São Sebastião Humor ilhabela Joban Antunes Jornalista Priscila Siqueira Lula Marcus Ozores Meio ambiente Misoginia Oscars 2017 Pandemia Paris Poesia Política Priscila siqueira racismo Red Carpet Runaway Look STF Street Style São Sebastião Ubatuba
Cultura