Hoje dia 26 de novembro , é aniversário de um dos mais relevantes nomes da cultura caiçara e caipira de Caraguatatuba. Falo de Ubirajara Ferreira, O Bira, que na infância é na juventude tinha o apelido de Bira Passarinho, porque era passarimheiro.
Filho da comerciante e ex-prefeita de Caraguatatuba, Bendita Pinto Ferreia, -a madre Tereza de Calcutá de Caraguatatuba, como diz Aluizio Arouca – , isso devido a sua ” estranha mania de ajudar os pobres ” , coisa que pouca gente faz hoje- , seu pai Avelino era violonista e tanto , Bira, o caçula dos homens, e Silvio Ferreira, o mais velho aprenderam com ele e se fizeram excelentes violonistas e cantores. Junto com suas mulheres, respectivamente Lucíola e Luci, ele formaram um quarteto vocal fantástico
Bira , além das artes musicais, tem a espirituosidade e humor ladino, tanto da cultura caipira de seus pais ( que eram de Paraibuna) , quanto da Cultura Caiçara , que ele adquiriu por nascimento, batismo e convivência com seus milhares de amigos caiçaras de Caraguatatuba .
Essa presença de espírito que não perde nenhuma piada e também nenhum amigo decorrente dela, Bira pegou muito do seu tio Yayá que teve o bar e o frango mais famoso do estado de São Paulo nas décadas de 50 e 60. Políticos famosos, artistas e jogadores de futebol, como Mauro , zagueiro da seleção campeã mundial de 1958, vinham da capital para Caraguatatuba, especialmente para comer o frango do Yayá, temperado com sua unha grande e suja , e com a água de chuva que seu cachorro ” Mi Esquece” ( esse era o nome do bicho) chacoalhava no frango depois de tomar chuva.
Bira herdou de Yayá as histórias engraçadas e o humor apurado. Ele é mesmo um artista caipira e caiçara, inclusive no canto. Como cantor se estiver tocando em dupla, Bira encaixa uma segunda voz. Se tiver em 3 ele faz a terceirA; se tiver em 4 ele faz quarta, isso tudo sem conhecer teoria ´musical . Ele nasceu cntando, ou talvez tenha aprendido a cantar com os passarinhos da Mata Atlântica de Caraguatatuba, aos quais ia visitar nos seus tempos de meninice e juventude.
A propósito, ele, que não é bobo nem nada, casou-se com a Lucíola Navarro Cruz, hoje Ferreira , filha do Professor de artes José Carlos Cruz, violonista , e pintor, famoso tanto em Jacaré quanto em Guararema, infelizmente já falecido . Com Cruz Bira se aprimorou na caipirice. Com Luciola fez uma pareceria amorosa e musical, da qual nasceram seus filhos, José Carlos que canta igual ao pai, Birinha, Avelino e Marinho. Todos artistas que não exercem a arte, exceto Zé Carlos que às vezes canta profissionalmente. Mas os 4 são artistas e arteiros, principalmente na arte do humor e já o foram também no futebol e no futevolei.
Quem quiser saber mais sobre Bira , assista esse vídeo que fizemos com ele no aniversário de Caraguatatuba, no qual ele canta e conta suas memóorias de Caragutatuba e relembra histórias engraças do seu tio Yayá. Vale a pena assitir a esse video postado acima. Feliz idade nova, Bira Ferreira. Esse merece que a cidade decrete feriado no seu dia. Ele sintetiza bem o povo de Caraguatatuba, uma cidade que é , ao mesmo tempo, caipira e caiçara. Viva o Bira pois, e viva a cultura caiçara e caipira de Caraguatatuba _SP.
A HIDREL FOI A NÚMERO 1 NO APOIO À CANCIONEIRO CAIÇARA
SÓ GLEIVISON GASPAR é capaz de salvar São Sebastião do CaosPor Pitagoras bompastor- fundador e editor da Cancioneiro Caiçara Desde que fundamos a Radio C2 Cancioneiro Caiçara temos demonstrado em mais de...