Reportagem e texto de João Batista Antines – Joban
A Fundart- Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, realizou na última sexta feira, 17 de dezembro, na Biblioteca Municipal a premiação do concurso seu concurso anual de literatura, que abrange as áreas de poesia, crônica e conto, e teatro . O evento que transmitido ao vivo pela Rádio e Revista Cancioneiro Caiçara. O Concurso teve as seguintes modalidades:
- O 34º concurso de Poesia “Idalina Graça”, nas categorias: adulto; alunos do 1º ao 5º ano; alunos 6º ao 9º ano e alunos ensino médio.
- O 28º Concurso de Contos “Washington de Oliveira”; O 20º Concurso de textos de teatro “Tia Helô” e o 7º Concurso de Crônicas “Prof. José Ronaldo dos Santos”. A biblioteca estava lotada, com a presença marcante da juventude Ubatubense, nos dando um panorama que ainda os jovens buscam a literatura como meio de diversão e aprendizado. Grazielle Maria dos Santos ficou em primeiro lugar no Concurso “Idalina Graça”, o que era um sonho seu, com a poesia Rainha do Revés, cujo texto segue abaixo:
“RAINHA DO REVÉS”
Habituei-me a viver
Sob a forma de encanto:
Ora sorriso
Ora pranto
Solte minha mão se quiser
Alguma simetria
Revezando um e outro
E às vezes os dois juntos
Celebração e luto
É assim que minha humanidade brilha
Aprendi que entregar
É a dádiva de quem confia
E que lutar é gasto de energia
Aprendi que frases prontas
São afrontas com serventia,
Aprendi também que o que conta
É o invisível ponto
No contraponto do dia a dia.
Solte a minha mão se tiver medo da poesia!
O choro, o riso,
O vácuo, o piso,
O abraço, o espasmo,
O silêncio, o incentivo.
Solte a minha mão se não quiser se sentir vivo!
Eu rasguei o roteiro pré-estabelecido
E dentro de mim fiz uma fogueira bem alta!
Segure minha mão se quiser se aquecer comigo1
Queima e arde,
Trago aconchego e brilho.
Outro premiado que me encantou, não só pela idade, por ser um garoto de nove anos, mas também pelo seu amadurecimento poético,- em vez de craque no vídeo game, é um craque nas palavras que transforma em poesia, conforme observei- foi Kaique de Carvalho Ferreira Teixeira. Ele ficou em Primeiro lugar no 33º Concurso de Poesia Estudantil “Idalina Graça” com o poema pássaros de ubatuba, cujo texto segue abaixo:
PÁSSAROS DE UBATUBA
Ubatuba uma terra rica em mata e aves
Colorida como a saíra-sete-cores
Deslumbrante como um tié-sangue
Com sons únicos como um Sabiá ou um canarinho.
Ubatuba com seu mar azul como um sanhaço
Montanhas verdes como um papagaio
Terra fértil e reprodutora como um pardal.
Os mesmos homens que admiram, destroem-na
Desmatam a mata
Se não cuidávamos logo, será apenas uma memória.
E todas as nossas aves e mata
Veremos apenas nos livros de história.
Contos e crônicas, e Teatro
O Concurso de Contos “Washington de Oliveira”, foi vencido por Tiago Rodrigo Feijó da Silva, com o conto “A Prisioneira”. No Concurso de Texto de Teatro “Tia Helô” ganhou o texto: “O Baile do Padre baile” de autoria de Leandro José Andrade Cruz. E a vencedora do Concurso de Crônicas “José Ronaldo dos Santos”, foi Maria Helena Barreto Luiz.
O presidente da Fundart Gandi Gonzales, enalteceu o evento , dizendo que “foi mais um ano de sucesso na literatura ubatubense, com a participação de muitos jovens e escolas do município” . O concurso também foi transmitido pela Radio Revista Cancioneiro Caiçara, em apoio à FUNDART, dando assim oportunidades para os que não puderam estar presentes, acompanharem de suas casas esse evento já com tanta história em Ubatuba. O video pode ser acessado na pagina da Radio Cancioneiro no Facebook. A festa de premiação contou ainda com a animação musical de um grupo da Lira Padre Anchieta, a banda da cidade de Ubatuba.