Por Joban Antunes
Foto e vídeo do Santos F. C.
Vocês se lembram do Patati Patatá? Uma dupla de palhaços que alegrava as crianças? Tinha até uma musiquinha que dizia:
“Se você quer sorrir é com Patati / se você quer brincar é com Patatá/ se você quer sorrir e brincar Patati Patatá”.
Na quinta-feira, dia 6 de janeiro de 2022, Dia dos Reis, Patati voltou a fazer uma galera sorrir. Mas não foi o palhaço não da dupla Patati- Patatá, foi um jogador da base dos Santos F. Clube. Eu explico a vocês essa história:
No começo do ano, a Federação Paulista de Futebol, promove a Copinha que é a Copa de Futebol Júnior que tem times de todo o Brasil. São jogadores da base com menos de 20 anos de idade. E nessa sexta-feira o Santos entrou em campo para enfrentar o Rondoniense, um time de garotos de Rondônia e um jogador promissor da base do Santos de apenas 16 anos, entrou em campo no segundo tempo para participar, pela primeira vez da Copinha.
Ele não pôde participar do primeiro jogo pois estava se recuperando da Covid, mas entrou em campo e mudou toda a história do jogo. Entrou driblando na área e sofreu pênalti, teve a humildade de dar a bola para o centro avante que bateu o desperdiçou a penalidade. Depois deu assistência para o primeiro gol da sua equipe e fez mais dois. Esse jogador é o Wesley Pereira, o Patati . Mas por que Patati?
Quando ele morava lá em Presidente Dutra , interior do Maranhão, não tinha dinheiro para comprar chuteiras. Então emprestava as chuteiras de jogadores mais velhos e por isso elas ficavam enormes em seu pé e o pessoal, por causa disso, o achava parecido com os palhaços Patati Patatá. Passaram a chamá-lo então de Patati. Por isso Patati que voltou a dar alegria à torcida do Santos, foi esse, e não o palhaço. Fez dois gols e deu assistência para o terceiro.
Patati, que o seu futuro como jogador apague as lembranças de todos os dissabores que sofreu para chegar a essa Copinha. Assim como muitos outros jogadores na sua idade, que sonham em dar uma vida melhor para seus familiares através do futebol, desejo que você consiga alcançar os seus objetivos.
Penso que o sonho de todos os garotos devia estar baseado na educação, se preparando para uma profissão que ajuda melhorar esse nosso país. Mas infelizmente o sonho maior de muitos adolescentes que não tem condições de ter uma educação adequada, por não poderem frequentar uma faculdade, são sonhos que se resumem então vencer na vida pelo futebol.
Não que eu seja contra esse sonho, mas poderíamos, com a educação, deixar de ser só u sonho futebolístico para ser um sonho de homens que realizam ações na área da tecnologia, das artes, da ciência e até do comportamento humano. Por isso, Patati, como diz a música “se você quer sorrir é com Patati”, que você faça sorrir o torcedor do Santos e de todo o Brasil, com suas firulas, seus dribles, sua irreverência e muitos gols nos gramados brasileiros e no muido todo . Que o garoto de interior do Maranhão brilhe para o Brasil e o Mundo.