DE VOLTA A UBATUBA , CRISTINA PROSCHASKA, FOI ENTREVISTADA PELO PROGRAMA BALAIO DA CANCIONEIRO CAIÇARA
Fotos: Arquivo pessoal da atriz
Caiçara nata da Praia da Enseada de Ubatuba-SP, a atriz, apresentadora de TV e jornalista Cristina Prochaska, que teve passagens marcantes na TV, especialmente na Globo e na Band, foi a entrevistada do Programa Balaio Caiçara da Rádio Cancioneiro Caiçara.
Cristina contou para os apresentadores, Joban Antunes e Ana Maria Fernandes, todos os caminhos que percorreu e ainda percorre no mundo da arte, onde sempre teve destaque e sobre seu trabalho como voluntária na FUNDART de Ubatuba.
Assista no vídeo acima a entrevista de Cristina e veja como ela está agora: linda – como sempre , leve , solta e feliz curtindo a sua terra natal e ajudando ao povo e à cidade de Ubatuba.
Uma carreira brilhante
Cristina Prochaska , caiçara da praia da Enseada de Ubatuba. SP, nascida em 12 de novembro de 1959, é uma atriz, apresentadora de televisão e jornalista brasileira. que começou no teatro aos 11 anos de idade, mas estreou na TV , em 1981 , na Rede Bandeirantes como radialista da Band FM.
Ainda na Band, atuou pela primeira vez na telenovela Sabor de Mel, como Ângela. Posteriormente, apresentou o Programa de Domingo, na Rede Manchete, também sendo atriz, produtora e repórter.
Sua presença na Rede Globo ocorreu a partir de 1987, apresentando o programa “Vídeo Show”, além da telenovela “Direito de Amar”, na qual interpretou Carola.
No ano seguinte, apresentou o Pequenas Empresas & Grandes Negócios, até retornar à ficção atuando nas novelas “Abolição“, “Vale Tudo” e “Que Rei Sou Eu?” .
Em 1990, estreou no cinema no filme ” Uma Escola Atrapalhada”, mas foi no filme “Círculo de Fogo” que sua personagem Luciana foi eleita como Melhor Atriz no Festival de Brasília.
Em 1993, interpretou Elza na novela “Olho no Olho”;
Em 1998, protagonizou a novela “Estrela de Fogo”, como Estela, na Record TV, na qual fez par romântico com o ator Fúlvio Stefanini.
Durante a década de 2000, realizou papéis no cinema em “Avassaladoras” e “O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili”, Inverno “”.
Atuou ainda Na minissérie e microssérie “Aquarela do Brasil e Poeira em Alto Mar”; nas séries Casos e Acasos e Faça Sua História; além de concluir a década voltando às telenovelas em Minha Terra, Minha Mãe, da Angola, além da brasileira Viver a Vida.
Posteriormente, ainda faria participação especial nas séries As Cariocas e As Brasileiras, além do filme Nova Amsterdam.
Além disso desenvolveu premiada carreira como fotógrafa, – profissão que aprendeu com o pai – profissão que sempre andou em paralelo com a carreira de atriz. Como fotógrafa Cristina já exibiu seus trabalhos em diversas galerias e museus do Brasil e Exterior.
A atriz também começou a escrever roteiros de cinema e dar aulas de teatro e fotografia a partir do ano de 2000.
Nascida em Ubatuba, ela saiu cedo da pequena cidade litorânea , aos 14 anos, para o Rio de Janeiro, onde morou por 40 anos. Também fez residências em Nova Iorque e Los Angeles, onde viveu por 8 anos . Em 2012 Cristina volta para Ubatuba onde vive até o momento.