Texto Pitágoras Bom Pastor
Roberto Fachini, natural de Caraguatatuba e hoje com 81 anos, é tido como o atleta mais completo da história de Caraguatatuba e talvez do litoral norte. Com exceção do futebol que ele jogou medianamente, ele foi craque no basquete, no volei,nas pesca submarina e de lançamento, no arremesso de peso, no judô ,no handebol e até no baseball. Em todos esses esportes, ele também foi pioneiro na região.
Carregava um saco de 60 kg com os dentes
Com 1,86 metros de altura e um peso de 125 kg de músculos e um pouco de gordura, Roberto tinha um físico privilegiado que o permitia fazer coisas inimagináveis. Seu companheiro na fundação do judô em Caraguatatuba, o mestre Josino de Souza, contou -me, certa feita , que Roberto carregava um saco de trigo de 60 kg com os dentes dentro da padaria do mestre , isso no início dos anos 60.
Roberto confirma a história e conta também que carregava saco de batatas, ou qualquer outro peso, mediante aposta. Incrivelmente, ele ainda tem todos os dentes na boca e ainda em bom estado.
Recordista sul americano
Ele também tem um recorde sul americano estudantil de arremesso de peso, que até hoje não foi superado.
Devido à sua descomunal força física, ele também foi muito útil na catástrofe de Caraguatatuba, de 1967, quando junto com seus amigos íntimos e exímios nadadores, os gêmeos, Manoel de Jesus e Tobias Ricardo e seu irmão Rodoaldo Dadinho Fachini , atuou nas equipes de salvamento.
O quinto lugar na Ilhabela-Caraguatatuba
No entanto, o feito mais famoso de Roberto, foi ter se classificado em 5° lugar na dificílima prova natatória Ilhabela Caraguatatuba, nadando em 7 horas e alguns minutos, o percurso de 21 km.
O mais difícil do percurso era a parte do canal do Porto de São Sebastião, onde a correnteza é extremamente forte. Antes dessa prova, Roberto, Manoel e Tobias costumavam nadar diuturnamente da Pedra do Jacaré, na Praínha até o Rio Santo Antônio, no bairro do Indaiá, ida e volta, num percurso de aproximadamente 10 km.
Ajudando o professor valente
Contudo, 62, não foi a a sua primeira travessia a nado da Ilhabela-Caragua. No ano anterior, ele com o Manoel e o Tobias acompanharam o primeiro nadador caiçara a fazer esse percurso, o professor Álvaro Lorenzetti, para incentivá-lo a concluir a prova. Ficaram com o professor dez horas no mar, nadando atrás dele e o apoiando.
“Percebemos que o professor Álvaro nadava muito mal, mas tinha muita valentia e então resolvemos nada atrás dele, desde o começo. Na verdade ele aprendeu a nada durante prova “- conta Roberto.
Pioneiro da Petrobrás e do Tebar Praia Clube
Roberto Fachini fez também parte da equipe de funcionários pioneiros da Petrobrás, em São Sebastião-SP, e jogou basquete pelo time do TEBAR, – -clube dos petroleiros- Hoje voltou a viver em Caraguatatuba ao lado de seu irmão Dadinho e tem uma vida tranquila, naquilo que se pode chamar, o verdadeiro repouso do guerreiro.
Roberto foi entrevistado no Programa Hora do Almoço, levado ao ar pela Cancioneiro no facebook e no youtube, no dia do aniversário de Carguatatuba 20/04, com a apresentação de Pitágoras Bom Pastor e Rodoaldo Fachini e com a música do Maestro José Maria do Prado. Nesta sexta feira, 22, ele volta pra contar a segunda parte de sua história. Assistam a primeira entrevista no link abaixo