Por Pitágoras Bom Pastor
As festas juninas no litoral norte sempre tiveram grande tradição e muita popularidade. De todas elas, no entanto, a Festa de São Pedro Pescador é a mais tradicional, já que o santo é o padroeiro dos Pescadores. Em Caraguatatuba, no entanto, a comemoração de São Pedro só vai ser acontecer no dia 1 de julho. dia de São Galo, no bairro caiçara do Massaguaçu.
E COMO FICA TRADIÇÃO?
Lamentável que a cidade não conte hoje com essa tradição da cultura caiçara que sempre se comemorou São Pedro no seu dia , 29. Quem viveu a festa de São Pedro do Mestre Tião Izidoro e que acontecia no seu quintal, na praia do Camaroeiro sabe da beleza que era aquele evento.
Em Ubatuba, – cidade em que a festa mantem as características originais, desde de sempre- , a Prefeitura cuida da sua organização através da FUNDART.
Caraguatatuba deveria seguir esse exemplo, coordenando essa festividade através da FUNDACC, que deveria contar o apoio da Secretaria de Turismo . Dado a sua importância, essa festa deveria contar com uma comissão de festeiros com a participação de pescadores e pessoas ligadas à Igreja Católica.
Tradição não se muda, respeita-se. A Festa tradicional de São Pedro deve sempre começar no dia 29 de junho e pode prosseguir em julho . Afinal, o Santo e seus irmão pescadores merecem todas as homenagens. E pra não contrariar o Santo Galo, que se mantenha a sua festa, no dia 1 de julho. Afinal festas nunca são demais, ainda mais aquelas que se homenageia homens que foram exemplos de cristandade.
MAS QUEM FOI SÃO GALO?
São Galo Galo nasceu na França no ano 489. Ele era filho de pais nobres e ricos, .Ele estava predestinado por seus pais a se casar com uma jovem donzela de família . Porém, desde criança ele era muito dedicado à vida espiritual. Por isso, invés de casar, preferiu fugir de casa e refugia num convento Capuchinho.
São Galo tinha grande dedicação e conhecimento das cerimônias da Santa Missa. Além disso, era dono de uma voz maravilhosa. Isso causava encanto e atraía muitos fiéis que iam ao convento para ouvi-lo .
Assim, graças ao seu carisma, sua bondade e sua vivência cristão, ele tornou-se muito querido. Por isso a diocese o nomeou para atuar na corte de Teodorico. Em 527, com a morte do bispo Quinciano, Galo foi eleito ocupar o posto de bispo.
Humilde, piedoso e caridoso, para atender às necessidades da sua comunidade, Galo protagonizou vários prodígios ainda em vida. Consta que salvou, milagrosamente, sua cidade de um pavoroso incêndio. Em outra ocasião livrou os habitantes de morrerem vítimas de uma peste que assolava a região.
São Galo morreu em 01 de julho de 554, causando forte comoção na população, que logo começou a invocá-lo como santo nas horas de dor e necessidade. Por isso o dia 1 de julho foi dedicado como o seu dia .
Oração a São Galo
Deus Pai de bondade, que criaste o ser humano para a felicidade e o dispuseste para cantar o seu louvor, alcançai-nos, pela intercessão de São Galo, uma fé capaz de louvar-te e agradecer-te todos os dias de nossa vida. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Sobre São Galo, assista do do Monsenhor Edmilson Zanin