Texto Pitágoras Bom Pastor
ASSISTA ABAIXO O PROGRAMA HORA DA NOTICIA DO ANIVERSÁRIO DO DADINHO
Dia 8 de julho , o multiatleta e multiativista de Caraguatatuba, Rodoaldo Graciano Fachini, o Dadinho, que é considerado por muitos umas das maiores referências de Caraguatatuba, tanto no esporte quanto na cidadania, completou 80 anos de idade. Magro, com uma pele ainda bem conservada, alto, é forte, Dadinho ainda lembra- como disse o Poeta Mario Tibiricá Pimenta – ”que está indo para quadra jogar basquete.”
Se ele não aparenta grande mudança física, muito menos demostra ter mudado de lado na política. “Sou radical contra a corrupção diz ele. Rigído assim, evidentemente que os poderosos lhes fecham as portas. Líder do Prefeito Bourabeby, na Câmara, entre 77 a 82, chegou a propor a um opositor que fizesse uma CPI contra o seu prefeito. O vereador do contra viu com Dadinho não se trucava e como sua denúncia era vazia desistiu de apoiar a CPI.
RESILIÊNCIA PARA VIDA
Dadinho leva a sua seriedade também pro campo familiar. Bonitão, sempre foi um homem recatado. Casado com Madalena Fachini,desde de 1962, nunca teve olhos para outra mulher. A diversão dos 2 era o esporte e a política, entendida como luta pela cidadania, não como carreirismo, ou busca de bem sociais.
Depois de ajudar a salvar muitas pessoas durante a catástrofe de 1967, sofreu um grande choque na vida. Sua filha mais velha então com 6 anos, morreu de diabetes infantil, doença que a família desconhecia.
A Ação social como consolo
Resiliente, Dadinho e Madalena se apegaram mais ainda nas causas sociais, para vencer a dor da perda. A consequência natural disso foi a luta política. Ele não descansou até derrotar o ex- prefeito Boneca, grande político de Caraguatatuba da década de 60 e 70, cujo nome era marcado por diversas acusações e condenações por improbidade administrativa. As lutas de Dadinho e Madalena foram muitas, mas talvez a mas marcante tenha sido a criação da APAE.
ESPORTES
Dadinho e seu irmão Roberto, foram pioneiros na cidade e no litoral norte, em vários esportes como o basquetebol, voleibol, judô e em todos se destacaram. Apaixonados pelo mar, foram pioneiros também nos esportes marinhos, com destaque para a caça submarina e para o iatismo.
Roberto Fachini e Dadinho Fachini, em foto de 1948, acervo Arquivo Público Municipal de Caraguatatuba
PAI DE DADINHO VEIO A PÉ PRA CARAGUATATUBA, AOS 11 ANOS
Antônio Fachini, pai de Dadinho , com 11 anos de ano era já órfão de pai e arrimo de sua família. e sustentava a mãe viúva e os irmãos. Mas uma vez por ano pelo menos, o jovem que morava em São José dos Campos, gostava de fazer turismo veio pra Caraguatatuba, pela primeira vez a pé em 1910, – viagem que durava 2 dias- pois não havia nem estrada de acesso .
Em 1939,mudou para Caraguatatuba, onde comprou a Pensão Garrido . Nela nasceram seus filhos que se tornaram famosos no esporte, Robertão, em 1940, Rodoaldo Dadinho, em 1942, Ronaldo , o “Juca” em 1947 , o professor Roaldo , o Suingue e também a sua filha caçula, Maria Helena.
O MAR
.
Dadinho conta que ele e seus irmãos começara frequentar a praia por volta de 1946, em companhia do seu cunhado, Artur Vasconcelos – casado com sua irmã mais velha ( do primeiro matrimônio de seu pai), Maria de Lourdes – ou do capitão médico do Exército, Sr. Valeriani, hóspede contumaz da Pensão. A praia do centro nessa época , em toda a sua extensão, era um manguezal com pequenas faixas de areia. Nesse mangue ele gostava de brincar e pescar siri. Daí aprendeu a pescar com picaré e com puçá . Na praia central conseguiam pescar muito camarão e tainha.
“A praia foi aterrada pela equipe da Malária ( atual Sucen) para combater o mosquito vetor da doença malária. Foi uma obra gigantesca comandado pelos funcionários Antônio Matheus ( que depois foi prefeito de Caraguatatuba por duas vezes), Fioravante Paschoalin e Irineu Meirelles. Eles tiveram que desviar os Rios Guaxinduba e Santo Antônio para tirar terra para fazer esse gigantesco aterro. O Guaxinduba por exemplo que desaguava no Camaroeiro , foi desviado para o Martim de Sá e o Santo Antônio antes passava por trás da Igreja, conta Dadindo”.
Ele diz que na época a única praia frequentável em Caraguatatuba era essa do centro apesar do mangue. Prainha e Martim de Sá e as outras praias da zona sul ficavam no mato e nelas raramente se ia. O que havia era uma fartura de peixe muito grande, completa. ” – diz Dadinho que nessa época, um pescador do Porto Novo, seu Manoel Silva, pescou no Rio Juqueriquerê, no Porto Novo, um Mero de 180 kg. ” Nesse rio também se pescava muito robalo.”
APRESENTADOR DO HORA DA NOTICIA CANCIONEIRO
Dadinho atualmente é Contra Mestre Proeiro da Cancioneiro Caiçara e apresenta diariamente, às 17h , no facebook e no youtube da Rádio o Programa Hora da Notícia, onde faz entrevistas e comenta sobre política. Na última eleição ele foi candidato a prefeito de Caraguatatuba. Fez um campanha super barata. Gastou 80 mil reais, quando os candidatos de ponta gastaram milhões. Por onde anda na cidade goza do respeito e da admiração de todos pelo seu passado íntegro e pelas suas honras no esporte. Grande Dadinho. Um menino de 80 anos bem vividos.
Assista Dadinho todo dia às 17 na Cancioneiro no youtube https://www.youtube.com/channel/UCXQbUQxHeYKm-Q8MhIZdKqQ ou no Facebook https://www.facebook.com/Radiocancioneiro
UM POEMA PARA DADINHO
Admirador do Dadinho, o poeta Joban Antunes, apresentador do Balaio Caiçara da Cancioneiro, o homenageou com uma poesia que segue abaixo: