MUDANÇA PODER TRAZER PROBLEMAS AMBIENTAIS
Reportagem Dadinho Fachini
Texto Pitágoras Bom Pastor
Depois de tentar mudar o Plano diretor de Caraguatatuba em 2021, sem sucesso porque contou com a oposição da sociedade e do MP, a Prefeitura de Caraguatatuba reinicia essa discussão. A prefeitura marcou para dia 18 de janeiro agora, uma palestra do diretor do meio ambiente para explicar esse plano. No entanto, só 40 pessoas poderão assistir a palestra e os convites já foram encerrados;
HORA DA NOTÍTICA DEBATE O PLANO DIRETOR
No programa H, N. HORA DA NOTICIA DA CANCIONEIRO , nesse 04/01 . levado ao ar no Facebook e youtube da Cancioneiro, Dadinho Fachini, Pitágoras Bom Pastor a a convidada Lisa Aranha, discutiram esse Plano Diretor. Ao que parece a interesse de permitir construções em área ambientalmente sensíveis . A Cancioneiro Caiçara vai acompanhar essa questão. Nossa mídia lutou a favor da comunidade de Ubatuba contra uma tentativa de mudança desse tipo que houve naquela cidade.
Assista o vídeo acima
QUE INTERESSES E QUE SURPRESAS VEM AÍ
A Cancioneiro questiona eventuais surpresas negativas que podem vir embutidos nessa lei. Afinal, mudanças em Plano diretor ultimamente vem sempre recheado de ameaças ao meio ambiente.
No programa contamos com a presença da convidada especial Lisa Aranha que tem, um canal no youtube com seu marido Alaor. Lisa também é comerciante no bairro do Barranco e denunciou outros problemas que tem visto na cidade. Ela inclusive ajudou a combater o projeto de Lei municipal que propunha aumentar o IPTU em Caraguatatuba
Segundo Lisa, o ciclo de palestras ambientais marcado pela Prefeitura para 18 de janeiro só tinha 40 vagas e a Prefeitura disse que o auditório já está lotado. “Deve ser de assessores”- comentou.
PLANO DIRETOR DE 2021 TRAZIA AMEAÇAS PARA PRAIA DA MOCOCA
Contrariando a legislação e o bom senso nas questão ambiental, o projeto anterior propunha exploração econômica de uma área de grande para a conservação da biodiversidade, na Praia da Mococa. Na época o povo liderado por ambientalistas se manifestou através de abaixo-assinado de contra o projeto de Lei e o Ministério Público entrou na questão, impedindo seu andamento .
Uma equipe de especialistas em flora e fauna silvestre demonstrou através de um estudo. que na região impactada pelo novo Plano Diretor havia 1310 espécies de plantas, 84 de répteis, 10 de crustáceos, 76 espécies de anfíbios, 36 de peixes, 112 de mamíferos e 496 espécies de aves. Dessa 80 espécies em risco de extinção, a maioria amparadas por legislação que visa garantir a sua preservação.
ESFRIAR PARA RECOMEÇAR
Segundo o ex vereador Rodoaldo Fachini, a atual gestão tem a incrível mania de reeditar normas e medidas que foram anteriormente rejeitadas pela sociedade ou contestadas na justiça. Exemplo disso é a recente lei que propõe gratificações para servidores públicos, pratica anteriormente julgada ilegal pelo Tribuna de Justiça de São Paulo