Notícias

ESPÍRITOS ASSOMBRADOS, MATAS E PIRAMBEIRAS PROTEGEM TESOUROS DE ILHABELA

Texto Pitágoras Bom Pastor 

Ilustração : Debret ,  Ilhabela em 1827
Pródiga de belezas naturais, classificada por Américo Vespúcio, como o lugar mais lindo do mundo, Ilhabela esconde muitos mistérios.
Centenas de navios piratas a frequentaram nos tempos passados. A baía de Castelhanos teria sido povoada por marinheiros ex-integrantes da tripulação do Corsário Thomas Cavendish, de pois que o mataram .Cavendish mesmo adorava se esconder no Saco do Sombrio. Teria feito isso em 1592 depois de assaltar Santos , em plena Missa do Galo (a missa de natal da meia noite).
A baía do Castelhanos foi palco de centenas de naufrágio. Só no século XX se pode destacar os navios, Princípe de Astúrias de 1916 , com 470 mortos. Antes dele teve o naufrágio do Atilio em 1905, o Velasques em 1908 , Whator 1909.
Pintura de 1977 de Carlos Alfredo Hablitzel, que retrata o momento que a Principe das Asturias naufraga.
Tanta pirataria e tanto naufrágio geraram histórias fantásticas. Primeiro de que há tesouros escondidos no Sombrio. Um seria do próprio Cavendish que só de ouro tem mais de 20 volumes. Estaria lá também o tesouro de Lima, riqueza que a Coroa Espanhola levava do Peru, em 1822, quando San Martin libertou o Peru.Vários pessoas foram áquele local tentando encontrar os tesouros. Mas o lugar como próprio nome diz é mais que Sombrio; é assombroso. Cobras, matas fechadas, pirambeiras protegem esses eventuais tesouros.

Recentemente no nosso programa Caiçaberes e Caiçabores ,  Evaldo Caiçara contou nos que já esteve no local, junto com mestre Clementino do Cambury, um caiçara que  era mestre em todas as artes do mar, inclusive , na arte  da caça ao tesouro. Evaldo Caiçara contou sua  aventura no local e diz que  nunca mais quis voltar. Há muita assombração no local, garantiu ele .

Evaldo Caiçara, mestre em culturas tradiconais
Ana Maria Fernandes , nossa colaboradora de Ubatuba, comentou depois o seguinte : ” Há mais ou menos vinte anos uma de minhas sobrinhas, que é professora, foi lecionar lá no Sombrio. Ela quase não vinha para Ubatuba. Minha irmã acabava indo passar uns dias com ela é levava duas crianças menores . Até esse tempo ela era apaixonada pelo Sombrio . Certa feita andando por lá , ela teve a sensação que alguém precisava dela nessas pedras , gruta, algo assim e se dispôs a ajudar espiritualmente o  fantasma . Ela   disse pra gente que a partir deste momento foi como o dito cujo estivesse ao lado dela o tempo todo. ai voltou pra casa e o ” negócio” veio junto. Chegou a um ponto que ela passou a ter medo de ficar sozinha em casa. Sempre tinha que ficar alguém com ela. Só depois de muitas orações e uma missa de Cura e Libertação que ela ofereceu ao ” fantasma” foi que ele desapegoy dela. Mas ela diz que sofreu muito com esse espírito sofredor. “.

 

Pitagoras Bom Pastor

Pitágoras Bom Pastor de Medeiros, jornalista, advogado, pós graduado em jornalismo digital, apartidário, a favor do estado de bem estar social

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Pois é foi muito bom quando o Evaldo falou os fantasmas , eles existem por lá,como em outros lugares onde ficaram coisas mal resolvidas, é minha irmã Odette ,vivenciou essa experiência ao passar uns dias noSombrio com a filha Regina Natidade que lecionava no local nos anos 90.Então achei ótimo o Evaldo confirmar.Por aqui temos também, lá na Prainha havia os seus fantasmas que com o tempo aprendemos a conviver.Muito bom ,obrigada Evaldo.

  2. I’m really impressed along with your writing talents and also with the structure on your weblog. Is that this a paid subject matter or did you customize it your self? Anyway keep up the nice high quality writing, it is rare to look a nice blog like this one today!

Botão Voltar ao topo