CULTURA E LAZERDestaques do BannerEventosNotícias

Márcio Panunzio Expõe no MACC Caraguatatuba a partir de 02/02

 

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) recebe, a partir de 2 de fevereiro, a exposição Márcio Pannunzio “Quatro Décadas”. Os visitantes poderão apreciar 90 obras entre desenhos, gravuras, pinturas e fotografias.

A exposição é uma retrospectiva do artista plástico e fotógrafo Márcio Pannunzio e é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), e conta com a curadoria de Enock Sacramento.

#PraTodosVerem: Retrato em preto e branco do artista quando jovem/ desenho/ bico de pena/ 50cm x 70cm (Foto: Divulgação)

A abertura será às 17h do dia 2 de fevereiro e a exposição poderá ser visita até o dia 15 de março de 2023, de terça à sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados das 12h às 17h. A entrada é gratuita.

A exposição será concebida para se apreciada por estudantes da rede de ensino público que costumam visitar o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. Visitas guiadas por monitores treinados pelo artista serão realizadas no decorrer da exposição com os estudantes e demais visitantes. As oficinas de introdução à gravura e ao desenho serão realizadas durante a duração da exposição.

De acordo com a organização, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba foi escolhido por incentivar a frequência de simpatizantes da música, do teatro, das artes plásticas em volume inimaginável por receber visitantes também das cidades vizinhas.

Artista Plástico

Márcio Pannunzio é conhecido em Caraguatatuba onde foi premiado no 3º Salão Oficial de Arte de Caraguatatuba e expôs individualmente no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba em três ocasiões: em 2009, 2013 e 2019.

De acordo com a diretora do MACC, Denise Lemes, a exposição terá espírito didático ao esclarecer através de textos e fotografias as técnicas de gravura utilizadas por Pannunzio: a gravura em relevo e a calcográfica.

Como linha auxiliar de transmissão de conhecimento, serão dispostas no meio da galeria vitrines expositoras contendo materiais de gravação e impressão, tais como matrizes, instrumentos de gravação, rolos para entintar, tintas, papéis, etc.

capilarizar a cultura

Para o artista plástico, “expor no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba seria uma maneira de situar o projeto no interior, contribuindo para capilarizar a cultura no Estado de São Paulo”.

#PraTodosVerem: Arte do convite da exposição do artista plástico

Entre os objetivos da exposição estão a valorização de duas técnicas desprestigiadas: o desenho e a gravura, além de ressaltar a sua importância, a sua atualidade, o seu caráter contemporâneo.

Nas suas exposições individuais realizadas em 2019, antes da pandemia da Covid, Pannunzio empenha-se em alertar as pessoas sobre o valor do desenho e da gravura. “Falar em ‘arte menor’ é tolice. Arte é ideia, conceito; é imaterial. Não há como medi-la; inexiste fita métrica ou trena ou metro capaz de mensurar dimensões que vivem em sonhos. Por isso, apesar de pinturas, desenhos ou esculturas terem tamanho, é enganador pensar que um possa ser maior que outro. Tem quem pense que pode e então se diz que desenho e gravura são ‘artes menores’”.

“Ele destaca que, “o desenho, descoberta tão antiga, é desprezado justamente pelo fato de ser velho demais em um oceano de jovens artistas se estapeando não mais por um lugar ao sol em vitrine de galeria, mas pelo maior número de likes angariado por suas postagens pretensamente artísticas nas redes sociais. A gravura, então, num momento em que tudo se copia e se reproduz em velocidade espantosa, ainda que seja invenção bem mais recente que o desenho, é feito ele, injustamente esnobada”.

Na última semana da exposição será lançado um catálogo que será o ponto alto de todo o projeto porque visa perenizar a produção artística realizada. Serão fotografadas as obras e a exposição montada, feito o texto de apresentação e com tiragem mínima de 1 mil exemplares. Além de conter reproduções de todas as obras expostas, ele será autografado pelo artista e a maior parte da tiragem deverá ser distribuída para escolas, bibliotecas e fundações culturais públicas – a maior parte delas, do Estado de São Paulo.

Serviço


Exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas
Abertura – 2 de fevereiro de 2023, às 17h
Visitação – 2 de fevereiro a 15 de março de 2023
Horários – terça à sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados das 12h às 17h.
Entrada – Gratuita
Local – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)
Endereço – Praça Dr. Cândido Mota,72, Centro, Caraguatatuba

 
  • Versos e música.
  • O Milagre Silencioso dos Alcoólicos Anônimos
    Nem tudo que o Hemisfério Norte traz para nós, é ruim. Um exemplo disso é o AA- Alcoólicos Anônimos, que já salvou milhares de vidas brasileiras. O AA é uma organização quase invisível. Não é uma clínica, não usa dinheiro, não é um clube com carteirinha e não pretende ser infalível. As raízes do movimento …
  • O Amor que Nunca Desiste: Como Famílias do Litoral Venceram o Vício e Reergueram Vidas
    Todos conhecem o A.A. (Alcoólicos Anônimos), mas poucos sabem que existe no Brasil um trabalho igualmente transformador contra a dependência química: o Amor-Exigente. Atuando no Litoral Norte de São Paulo, essa iniciativa salvou vidas, apoiou famílias e promoveu prevenção entre crianças e adolescentes. Tudo começou há mais de 28 anos, quando o pároco da Matriz …
  • O Meio Ambiente que as Mulheres Constroem Todo Dia
          Quando se diz que as mulheres somam mais da metade da população brasileira, isto, aparentemente, não quer dizer muita coisa além de um dado estatístico. Mas quando se observa a importância das mulheres nos serviços e na indústria de ponta – a indústria que já não é mais aquela de um certo …
  • Os Últimos Filhos da Floresta: Ricardo Martins lança livro e série em Ubatuba sobre o povo Yanomami
    “É, seu Ricardo, seu nome ecoou pela floresta e chegou aos nossos corações.” Essas foram as palavras que Ricardo Martins, fotógrafo e documentarista, ouviu ao chegar em uma aldeia Yanomami, ponto de partida para o seu 15º livro, Os Últimos Filhos da Floresta. A obra é um retrato sensível e profundo do cotidiano de um …

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo