Texto e fotos Jaures Moreira
Jaures Moreira é músico , técnico contábil, poeta e trabalhador rural
Quem ainda não usou a linha de ônibus Caraguá_Bairro Alto, ainda não desfrutou a vida na sua plenitude. São mais ou menos duas horas de uma divertida viagem.
Há quem consiga dormir apesar dos ” sacolejos” da estrada.Logo que termina o túnel já se sente a diferença de temperatura e um friozinho convidativo acompanha até o final do trajeto.Ao entrar na estrada do pouso Alto, o trecho é de mata e estrada rural, a vegetação nativa com exuberantes coresmeiras e manacás_ da_ serra de tons violáceos contrastando com as cássias amarelo ouro.
Ao longo da viagem não é raro ser escoltado pelas lindas borboletas morpho azuis , sem contar uma infinidade de pássaros como surucuás, tinguaçus, tucanos e jacus que se deslocam pelas margens…
O que acho mais divertido é ouvir as conversas das pessoas da roça que usam esse transporte.São histórias de caçadas, pescarias, assombracão …também realizam_se barganhas e vendas ali mesmo.
Por R$ B,15 reais você sobe a serra pela Tamoios e passa pelos bairros do Pouso Alto, Pachi e às vezes Pouso Altinho até o Bairro Alto.
Dizem que gostar de andar de ônibus é se conformar com a pobreza. .Eu penso que nesse caso é ver as grandes janelas do ônibus como uma vitrine para uma natureza tão bela que é a nossa mata Atlântica