Notícias

ESPÍRITOS ASSOMBRADOS, MATAS E PIRAMBEIRAS PROTEGEM TESOUROS DE ILHABELA

Texto Pitágoras Bom Pastor 

Ilustração : Debret ,  Ilhabela em 1827
Pródiga de belezas naturais, classificada por Américo Vespúcio, como o lugar mais lindo do mundo, Ilhabela esconde muitos mistérios.
Centenas de navios piratas a frequentaram nos tempos passados. A baía de Castelhanos teria sido povoada por marinheiros ex-integrantes da tripulação do Corsário Thomas Cavendish, de pois que o mataram .Cavendish mesmo adorava se esconder no Saco do Sombrio. Teria feito isso em 1592 depois de assaltar Santos , em plena Missa do Galo (a missa de natal da meia noite).
A baía do Castelhanos foi palco de centenas de naufrágio. Só no século XX se pode destacar os navios, Princípe de Astúrias de 1916 , com 470 mortos. Antes dele teve o naufrágio do Atilio em 1905, o Velasques em 1908 , Whator 1909.
Pintura de 1977 de Carlos Alfredo Hablitzel, que retrata o momento que a Principe das Asturias naufraga.
Tanta pirataria e tanto naufrágio geraram histórias fantásticas. Primeiro de que há tesouros escondidos no Sombrio. Um seria do próprio Cavendish que só de ouro tem mais de 20 volumes. Estaria lá também o tesouro de Lima, riqueza que a Coroa Espanhola levava do Peru, em 1822, quando San Martin libertou o Peru.Vários pessoas foram áquele local tentando encontrar os tesouros. Mas o lugar como próprio nome diz é mais que Sombrio; é assombroso. Cobras, matas fechadas, pirambeiras protegem esses eventuais tesouros.

Recentemente no nosso programa Caiçaberes e Caiçabores ,  Evaldo Caiçara contou nos que já esteve no local, junto com mestre Clementino do Cambury, um caiçara que  era mestre em todas as artes do mar, inclusive , na arte  da caça ao tesouro. Evaldo Caiçara contou sua  aventura no local e diz que  nunca mais quis voltar. Há muita assombração no local, garantiu ele .

Evaldo Caiçara, mestre em culturas tradiconais
Ana Maria Fernandes , nossa colaboradora de Ubatuba, comentou depois o seguinte : ” Há mais ou menos vinte anos uma de minhas sobrinhas, que é professora, foi lecionar lá no Sombrio. Ela quase não vinha para Ubatuba. Minha irmã acabava indo passar uns dias com ela é levava duas crianças menores . Até esse tempo ela era apaixonada pelo Sombrio . Certa feita andando por lá , ela teve a sensação que alguém precisava dela nessas pedras , gruta, algo assim e se dispôs a ajudar espiritualmente o  fantasma . Ela   disse pra gente que a partir deste momento foi como o dito cujo estivesse ao lado dela o tempo todo. ai voltou pra casa e o ” negócio” veio junto. Chegou a um ponto que ela passou a ter medo de ficar sozinha em casa. Sempre tinha que ficar alguém com ela. Só depois de muitas orações e uma missa de Cura e Libertação que ela ofereceu ao ” fantasma” foi que ele desapegoy dela. Mas ela diz que sofreu muito com esse espírito sofredor. “.

 

Pitagoras Bom Pastor

Pitágoras Bom Pastor de Medeiros, é formado em direito e pós graduado em jornalismo digital

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Pois é foi muito bom quando o Evaldo falou os fantasmas , eles existem por lá,como em outros lugares onde ficaram coisas mal resolvidas, é minha irmã Odette ,vivenciou essa experiência ao passar uns dias noSombrio com a filha Regina Natidade que lecionava no local nos anos 90.Então achei ótimo o Evaldo confirmar.Por aqui temos também, lá na Prainha havia os seus fantasmas que com o tempo aprendemos a conviver.Muito bom ,obrigada Evaldo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo