Por Joban Antunes
Qual o valor de uma amizade? Qual a papel de um amigo? A amizade pode ser motivada por interesses pessoais, por ter visibilidade, por fanatismo, mas a verdadeira amizade não tem motivo nem interesse. Amigo é aquele que está contigo em todos os momentos, e é nos piores momentos, onde estamos sofrendo que reconhecemos os verdadeiros amigos.
Dizem que os verdadeiros amigos podemos contar nos dedos da mão e que devem ser guardados do lado esquerdo do peito, junto do coração, como diz a canção. Mas porque eu estou falando de amizade?
Porque há momentos de nossas vidas que o presente chama o passado e nos aponta o futuro. Antigamente eu costumava frequentar a feira para comprar os gêneros alimentícios hortifrutigranjeiros. Como assalariado, costumava dar os famosos “cheques voadores” como pagamento. Cheques esses que deveriam ser descontados no dia do pagamento, nessa época não havia o tão famigerado e terrível cartão de crédito. Mas com a criação da área de hortifrutigranjeiros nos supermercados, acabei me ausentando das feiras. Recentemente voltei a frequentar a feira aqui em Ubatuba. Seus produtos são mais frescos e melhores que dos supermercados e duram mais.
No último sábado que fui a feira, encontrei um amigo fazendo algo que me tocou o coração. Porque na feira, além da alimentação para nutrir os corpos, também tínhamos a privilégio de encontrar os amigos nas manhãs de sábado, onde livre da opressão do trabalho, podíamos conversar livremente, por isso a feiras são chamadas de feiras livres. Esse amigo foi o Charles Medeiros, que fazia uma transmissão, uma live, com seu celular unindo seus amigos presente nas feiras com seus amigos em suas casas, virtualmente. Fui falar com ele e lhe fiz uma pequena poesia que dizia assim:
“Qual é a maior alegria
Desse mundo de meu Deus
Do que encontrar um amigo.
E ter um abraço seu.” (Joban Antunes)
Oswaldinho na sua canção nos dá uma receita de amizade que diz:
“Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atras
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais”
Por isso, cultivar uma verdadeira amizade, é como plantar a árvore da vida, que começa de uma sementinha e nos dá frutos saborosos. Não deixe de visitar os amigos, ou ligar para eles, mandar mensagem no zap e demonstrar que você também é um verdadeiro amigo