Março, é considerado o mês da mulher. Isso porque, dia oito de março foi declarado pelas NAÇÕES UNIDAS, como dia Internacional da Mulher após uma série de fatos ocorridos com operárias de uma fábrica de tecelagem, nos Estados Unidos.
Por outro lado, é também o mês em que o município de São Sebastião comemora 388 anos. Ligando uma coisa com a outra, fica nossa pergunta: Onde estão as mulheres de São Sebastião?
”Deus deu ao homem uma missão; à mulher, uma submissão”…
Diz o ditado que atrás de um grande homem , existe uma grande mulher. Por que ela tem de sempre estar atrás?!…Como disse o celebrante de um casamento que assisti: ”Deus deu ao homem uma missão; à mulher, uma submissão”…
Será isso verdade? A sábia teóloga Ivone Gebara afirma que a História Oficial é sempre escrita por homens: generais, presidentes, governadores, imperadores, ditadores, magistrados…A história dos machos.
A história das mulheres é aquela do dia a dia, da quem cuida das crianças, dos doentes, dos idosos. Da que prepara a infraestrutura da comida pronta, da roupa lavada, das crianças cuidadas, da casa arrumada para o homem poder trabalhar. E o trabalho da mulher permanece invisível, não tendo remuneração. Mas a ação da mulher também deve ser na Politica, do Magistério, nas Instituições Jurídicas e Econômicas enfim, em todos setores da sociedade.
Feminino colaboração, diálogo, empatia e do cuidado com a Vida.
Se quisermos uma sociedade local e mundial mais equânime, solidária e justa se faz necessário que o feminino também faça parte da história humana. Feminino da colaboração, diálogo, empatia e do cuidado com a Vida.
Não é mais possível tantas guerras que só matam pessoas inocentes, porque a sociedade se move pela competitividade de alguns machos gananciosos. Até mesmo a Terra, planeta nossa casa e nossa mãe, está chegando ao seu limite. Estudiosos do mundo todo alertam que as mudanças climáticas causadas pela intervenção do homem poderão acabar com vida no planeta.
Por isso lancei dia 01/03, meu novo livro ”MULHERES: SUA LUTA, SUA FORÇA” pela Editora Scortecci. É um livro singelo como o é a vida de tantas mulheres do litoral norte paulista que entrevistei : donas de casa, líderes negras, pescadoras, educadoras, intelectuais. Todas, de uma forma ou outra, ligadas à vida em nosso litoral.
São as vidas das mulheres e os questionamentos ligados a elas que vamos discutir também em Caraguatatuba no dia 23 de de março na Casa da Democracia , situada na Rua Rodrigues Alves, 123, Jardim Aruan, quando faremos também o lançamento desse livro; Será um bate papo aberto a todas pessoas. Aguardem mais detalhes desse futuro evento.
COMO ADQUIRIR O NOVO LIVRO DE PRISCILA SIQUEIRA
O livro “MULHERES, SUA VIDA , SUA FORÇA” – Editora Scortecci, de Priscila Siqueira.
será lançado em Caraguatatuba dia 23 de março na Casa da Democracia sita no Endereço: R. Rodrigues Alves, 123 – Jardim Arua, Caraguatatuba – SP, 11660-001
O Livro também estará disponível para venda no seguinte link https://www.livrariadomercado.com.br/mulheres-sua-vida-sua-forca