Texto : Pitágoras Bom Pastor
Formado por quatros dos maiores nomes do trombone, entre eles o caiçara de Ubatuba, Eduardo Machado o Buá, o grupo Trombonismo se exibe amanhã , no Festiva de Inverno de Campos Jordão, no auditório Claudio Santoro, às 19h0o e o concerto será exibido ao vivo pelo canal de Youtube do festival no Link do festival disponível no fim da página.
Além e Buá, compõe o grupo : Wagner Polistchuk, Carlos Eduardo de Freitas e Adib Correia. No concerto estão previstas obras de Teleman, J. S. Bach, Rodrigo Lima, C. Lindenberg , Astor Paizzola e até uma peça de Freddy Mercury .
UM TROMBONISTA CAIÇARA QUE BRILHA NO MUNDO
Nascido em Brasília, e criado em Ubatuba, Eduardo Machado desde novinho se interessou por música. Ele fez parte da famosa Fanfarra da Escola Aurelina, nque era liderada pelos então meninos , Valdecy e Leandro. Celeiro de grandes músicos essa fanfarra passou a fornecer músicos para Lira Padre Anchieta. De lá em altíssimo nível, saiu a trombonista Carol Rangel, que foi a primeira trombonista mulher do Brasil, mas que infelizmente morreu em 2016, vítima de um câncer fulminante. Valdecy , hoje junto com seu irmão Amarildo da Hora regem hoje os grupos da Banda Lira de Ubatuba e Leandro morreu recentemente de Covid.
Buá com muito esforço e dificuldade, já que é filho de família humilde, conseguiu ingressar na U.L.M. Universidade Livre de Música , em São Paulo e depois na Escola da Orquestra Sinfônica Do Estado. Já em 2011, conseguiu ser aprovado em difícil prova e foi contratado como 1º trombone solista da Orquestra Sinfônica Brasileira , e lá foi regido dentro outros por Lorin Mazel. No mesmo ano, participou do Rock In Rio com trombonista das Banda: Paralama, Titãs e Legião Urbano.
Em 2014 passou a integra Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo também com primeiro solista e em 2015 passou a integrar o Grupo Trombonismo, o mais relevante grupo de Câmera desse instrumento no Brasil. Atualmente Buá é um dos líderes e coordenadores do Coletivo de Trombonistas do Brasil. Um grupo focado em auxiliar trombonistas brasileiros principalmente no aprimoramento técnico. Na pandemia ele também liderou uma campanha para auxiliar músicos em dificuldade.
Casado com Raphaela Scrooll, pai de duas filhas, atualmente, em razão da profissão ele está a residir em São Caetano do Sul, mas a sua família ainda reside em Ubatuba onde ele retorna com maior frequência possível.
Então, a Radio Cancioneiro Caiçara recomenda a todos que prestigiem esse concerto amanhã e que também acompanhem o trabalho desse caiçara , tanto nas orquestras , quanto no Trombonismo. Buá, caiçara convertido, é a prova de que um trabalho de formação musical sério pode levar a juventude caiçara aos melhores palcos do Brasil. Sua história também é uma história de superação que merece ser contada e reprisada sempre para anima a nossa juventude. O link para assistir o concerto é o seguinte : http://www.festivalcamposdojordao.org.br/transmiss…
Na foto acima, Eduardo Buá é o segundo da direita para a esquerda.
*No nosso setor de vídeos e fotos vamos colocar mais vídeos e fotos dele.