Emissora exibiu trabalho de graduação de alunos da PUC
Texto de Joban Antunes e Pitagoras Bom Pastor
Vídeo publicado pela TV Cultura SP – no programa Campus em Ação 05/08/2017
Um trabalho de Graduação de Jornalismo dos Alunos da Faculdade da PUC, Campinas, tornou se um documentário, que foi exibido na TV Cultura, em 2017. Denominado Os Filhos do Mar .”, Comunidade Caiçara de Ubatuba, esse documentário aborda os meios de subsistência da caiçara, como a agricultura , que é primariamente voltada para a mandioca e a banana, O mar a pesca artesanal, que fazem o ganha pão. Com a mandioca fazem a farinha, e a banana é cozida com o peixe e daí saiu o famoso prato caiçara “azul marinho”. Nos dias de hoje, com a expansão imobiliária poucas caiçaras pescam ou trabalham na agricultura.
Os alunos da PUC entrevistaram algumas caiçaras famosos como o José Inocêncio, o Junior, (que falou da agricultura caiçara), o antigo pescador Benedito Corrêa que mostrou como o caiçara pesca. Mostrou também Mario Gato, artesão, mestre de fandango , instrumentista, contador de causos que falou sobre a cultura caiçara, sobre o fandango e a Folia do Divino. Ele comenta que essas manifestações folclóricas estão se acabando pela expansão do turismo e porque os jovens procuram outras atividades. Entrevistou também a estudante Lorraine Peres que falou como ela dá importância de ser caiçara e como outros jovens como ela ainda procuram preservar a cultura caiçara.O vídeo dá uma visão parcial mas profunda sobre o povo caiçara, vale a pena assistir e conhecer mais sobre essa gente, simples, honesta e batalhadora.
Segundo a TV Cultura, que apresentoui esse documentário no Porgrama DOC os alunos informaram que ideia do tema surgiu quando um dos integrantes do Projeto Experimental participou de uma oficina caiçara em 2013, no Sesc Bertioga, litoral paulista. Ao compartilhar a ideia, a temática também chamou a atenção dos outros integrantes, que iniciaram um processo de pesquisa para levantar mais informações sobre a comunidade tradicional e sua cultura. Após semanas de apuração, foi comprovado pelos integrantes que Ubatuba é umas das cidades do litoral de São Paulo com maiores índices da preservação da cultura caiçara no Brasil, destacando-se por meio da manutenção de hábitos como a pesca artesanal, a construção de canoas, a agricultura e a realização de festas tradicionais. Sendo assim, a partir do próprio ponto de vista desses habitantes, o documentário tem como tema a cultura caiçara e possui como enfoque o cenário atual em que o caiçara de Ubatuba se encontra, de modo a expor as dificuldades e as formas de manutenção e preservação dessa comunidade tradicional, além de revelar o que está sendo feito para que a cultura não desapareça e perca suas raízes”. O documentário entrevistou também a Procuradora Regional da República Maria Luiza Grabner que mostrou as questões jurídicas envolvidas no tema, bem como o antropólogo e professor da USP Antônico Carlos Diegues, e a representante do Forum das Comunidades Tradicionias , Marcela Cananea. O documentário foi realizado pelos graduando em jornalismo Gabriel Furlan,_Isabela Rodrigues, Paula Carriel,_Rafaela Rodrigues