Texto Pitágoras bom pastor
Morreu ontem , aos 83 anos, em virtude de problemas renais , aquele que foi um dos mais relevantes moradores do bairro do Tinga e dos mais queridos taxistas de Caraguatatuba, seu Augustinho Ferreira.
Casado com Dona Priscila, -eles iam fazer 65 anos de matrimônio- Augustinho era pai da Sônia Ferreira, aposentada da Câmara Municipal e também do Carlão que foi jogador do Corintinha do XV e motorista da Sudelpa. Ele é Priscila eram moradores do bairro do Pau Dalho , hoje fazenda dos ingleses , onde se conheceram e se casaram e tiveram uma longa e feliz vida em comum.
Sexta feira passada, esse diretor da Cancioneiro Caiçara esteve visitando Dona Priscila no Tinga pois pretendia fazer uma entrevista homenagem com um casal. Bonita e ainda muito vivaz , Dona Priscila o recebeu e ainda lembrou da sua família. Naquele dia ela deu a notícia de que Augustinho fora transferido para São José dos Campos devido a problemas renais. A propósito, nesse mesmo dia, Pitágoras Bom Pastor esteve na Escola Maria Aparecida Carvalho no Tinga, a convite da professora Maíra, falando sobre a história recente do Tinga e um dos nomes que lembrou foi de Augustinho Ferreira, sugerindo aos alunos que fossem conhecê lo e entrevista-lo.
UM HOMEM HONESTO, CARA DE BRAVO E CORAÇÃO DE OURO
Seu Augustinho Ferreira, cedo foi para São Paulo para ingressar na Força Pública, hoje p
Polícia Militar , onde se destacou por sua valentia e honradez. Lá chegou mesmo a ser ferido em um tiroteio e depois de aposentado voltou para Caraguatatuba, se instalando na sua casa no bairro do Tinga. Creio que em 1970. Logo depois começou a trabalhar como taxista , num dos pontos da praça cândido Mota, onde ampliou sua amizade e a sua respeitabilidade para toda Caraguatatuba.
Talvez devido á sua fama de policial valente, era tinha um jeito de bravo, quando na verdade era muito alegre e amigável. Entretanto era extremado na honestidade princípio que defendia com galhardia e braveza necessária.
Devido ao fato de ser muito querido no bairro do Tinga onde era um líder natural, Augustinho Ferreira era sempre procurado por políticos e chegou e por isso foi candidato a vereador algumas vezes. Fazendo uma campanha honesta e sem gastar dinheiro, sempre ao lado do ex- prefeito Bourabeby, Augustinho foi eleito suplente de vereador, mostrando que era de fato muito querido na cidade.
Na catástrofe de 1967, seu irmão foi um dos que mais perderam parentes, pois ainda continuava morando na fazenda dos ingleses.
Grande Augustinho. Guerreiro hoje tem o sei descanso e sai da vida física pra viver no amor e na saudades de todos nós que o amávamos é respeitavamos, especialmente sua família.
*Na foto do Facebook , Augustinho, pai e marido amoroso, está ao lado de sua filha Sônia e da sua esposa , Pryscila.