Hoje dia do professor, vamos relembrar aqui uma linda história, sobre um professor injusto, que era contada pelo sábio de Beirute, Ahmad Ibrahim Saada, colaborador da Cancioneiro caiçara falecido o ano passado aos 90 anos.
COSROE O REI DA PÉRSIA E O PROFESSOR INJUSTO
Uma história árabe recolhida por : Ahmad Ibrahim Saada
Transcrita por: Pitágoras Bom Pastor
O jovem príncipe da Pérsia, Cosroe , – que mais tarde foi considerado um dos mais justos governantes da história do mundo – no seu primeiro dia de aula, na escola infantil, sem nenhum motivo aparente, recebeu de seu professor um duro castigo físico que lhe causou muita dor e revolta.
Tempos depois, devido á morte do seu pai- , veio a assumir o trono. Então ele Convidou para festa da coroação, aquele seu primeiro professor, . Depois da Cerimônia, numa conversa informal, o rei se dirigiu ao professor e tiveram ambos seguinte diálogo:-
– Nobre professor, com todo respeito, posso lhe fazer uma pergunta? – disse o rei.
– Sim, majestade, pergunte o que quiser -respondeu o professor.
– Eu quieria saber por que no meu primeiro dia de aula, sem motivo nenhum, o senhor me aplicou uma tremenda surra?
– Isso já faz mais de 20 anos e o senhor ainda não esqueceu? Doi até hoje?
– Sim, ainda me doi. Por isso não esqueci
– Acha Vossa Majestade que fui injusto ao lhe castigar?
.– Com todo respeito que devo ao senhor, penso que sim. Afinal, senhor me castigou sem motivo.
– Majestade, eu sabia que o senhor iria tornar- se rei um dia. Por isso cometi contra o senhor, de propósito aquele ato injusto, que até hoje lhe doi.
– Mas porque, perguntou o Rei?
– Para que o senhor se lembre de que uma injustiça jamais é esquecida por quem a sofreu. Portanto, lembre se sempre disso e seja um governante que governa com equidade e justiça.
De fato, Cosroe, – que e governou a Persia do ano 531 ao ano 579, passou à história com o cognome de Cosroe I, o Justo, ou Cosroe de alma imortal.
*Ahmad Ibrahim Saada, 90 anos, conhecido como Armando Saada, é um sábio árabe autodidata que atualmente residia em Mogi das Cruzes-SP, e morreu em 2021, aos 90 anos de idade
Leia mais do sábio de Beirute https://editora.cancioneirocaicara.com.br/?s=O+sabio+de+beirute
O Velho que plantava tâmarahttps://editora.cancioneirocaicara.com.br/o-sabio-de-beirute/