Educação e culturaNotícias

🔥 A História Incrível de Altamir Tibiriçá Pimenta , o Prefeito Poeta genial de Caraguatatuba

A Redescoberta da Alma Poética de Altamir Tibiriçá Pimenta, O Poeta esquecido de Caraguatatuba

O Arquivo Público Municipal de Caraguatatuba inaugura amanhã, em sua sede, a Mostra “Altamir Tibiriçá Pimenta, Um Poeta Apaixonado!, com fotos e textos de poemas do poeta maior de Caraguatatuba, o ex-prefeito e pioneiro também do jornalismo, Altamir Tibiriçá Pimenta. A mosta vai permanecer até 22 de novembro, na Biblioteca Municipal.

Altamir Tibiriçá Pimenta foi, sem dúvida, um dos nomes mais relevantes da história de Caraguatatuba. Destacou-se como prefeito festeiro e realizador, pioneiro do jornalismo e, acima de tudo, como poeta — num nível superior de sensibilidade e talento.

Um poema original de Altamir

Poeta genial , mas com obra pouco conhecida

Sua poesia, no entanto, é hoje muito pouco conhecida. Está mais que na hora da Prefeitura de Caraguatatuba se animar com essa mostra e mandar publicar a obra literária desse verdadeiro pai da poesia em Caraguatatuba.

Se Deus existe, um dos melhores poemas

Este soneto , Altamir fez por volta de 1975, quando vivia na Pensão de meus pais e estava numa fase muito dificil de sua vida

Eu pude conhecer sua poesia de perto. De 1975 até por volta de 1977, ele morou na pensão de meus pais, na Praça Cândido Mota nº 61, Caraguatatuba, a Pensão São Benedito. Antes de morrer, deixou bastante material e o sonho de fazer um livro , que tencionava publicar com esses poemas e suas deliciosas crônicas históricas e autobiográficas, recheadas de humor. O livro seria denominado “Meu Tempo, Seu Tempo, Nosso Tempo”.

Creio que há muitos desses originais com seu filho Marinho, aposentado da Justiça Federal, professor de Língua e Literatura, com especialização em Crítica Literária — todas as formações pela UNESP de Araraquara e um caderno com sua filha mais velha, a poeta Generosa Rita Tibiriçá.

Um poeta inspirador na ” Quarta Literária da Kaká”

Aliás, devo dizer que Altamir foi o meu grande mestre e inspirador na poesia, no jornalismo e no meu amor pela história do Litoral Norte. Mais que caraguatatubense, ele era um verdadeiro caiçara do Litoral Norte, já que sua mãe, Generosa, era de Ubatuba e ele tinha parentes em todas as cidades da região.

Vale a pena visitar a mostra nesta quarta-feira, 22/10, a partir das 19h na Biblioteca Pública Municipal de Caraguatatuba. Na ocasião também haverá um encontro com Escritora e Contadora de Causo Rita Brugneroti que falará sobre seu livro “Manual do Contador de Histórias”. Rita vai declamar alguns poemas do Altamir e também da poeta Agalaê Magalhães, a Kaká, falecida em 2019.

A exposição e leitura de poemas, faz parte do evento semanal ” Quarta Literária da Kaká”, uma realização da Biblioteca Municpa Afonso Shimidt, em conjuntocom a Biblioteca Leopoldo Louza e com o Arquivo Público Municipal de Caraguatatuba

👨‍🏫 A História do Altamir, um poeta que foi de tudo em Caraguatatuba e viveu honestamente

Altamir exerceu todos os grandes cargos em Caraguatatuba. Foi professor na Fazenda Mococa, presidente do XV, vereador e prefeito por duas vezes. Ria e contava causos cômicos de si mesmo. Por isso nunca teve inimigos e não guardava mágoas e ninguém.

🕰️ Um prefeito à frente do seu tempo, diz historiador

Altamir, governou Caraguatatuba com a dimensão da poesia. Para o historiador Justo Arouca, ele era um homem à frente do seu tempo. Festeiro, ele fez a festa de aniversário e do Centenário de Caraguatatuba em 1957. A mais marcante da história da cidade, com dinheiro que lhe arrumou o deputado e seu amigo Ulysses Guimarães.

Em 1953 fundou e dirigiu o 1º jornal local, “A Voz do Litoral”. Ajudou também a criar a 1ª rádio, a Oceânica, em 1957. .

Altamir -na-capa-de-eu-jornal.-Acervo-Arquivo-P.-M.-Caraguatatuba-edit.jpg

⚖️ A Criação da Comarca de Caraguatatuba

Foi Altamir como prefeito que conseguiu a criação da Comarca de Caraguatatuba, com seu amigo e às vezes companheiro de boemia, Jânio Quadros . Jânio, tinha uma amante na Ilhabela e toda vez que vinha ao Litoral Norte , almoçava na casa do Altamir. A Comarca foi criada em 1957, mas o Forum só foi inaugurado, em 1965, mas a lei de sua criação, foi obra do prefeito poeta.

No seu governo ( de 1956 a 1959) Caraguatatuba tinha pouca renda. A fonte maior era o IPTU. O turismo e o comércio eram bem fracos. Havia a Fazenda dos Ingleses que dava milhares de empregos a trabalhadores rurais nas suas plantações de frutas.

🏄 “Surfista primitivo”, Altamir foi apoiador do esporte

Altamir, apoiou muito o esporte, embora não se considerasse bom esportista. Disse-me que chegou, no máximo ,a jogador de futebol do 2º quadro do XV de Novembro de Caraguatatuba.

Mas alegava pioneirismo do “surfe’. É que nos anos 1930 na praia Massaguaçu, a molecada fazia uma espécie de surf- caiçara. Ele e seus amigos pegavam ondas em pranchas de madeira, é claro que deitados. Mas ninguém nega que isso de fato era surfar ondas , conforme se traduz do inglês.

Foi ele o criador da Prova Natatória Caraguá- Ilhabela e o pioneiro em levar Caraguatatuba para os Jogos Abertos do Interior. Também ele , como prefeito, fez 1ª quadra de basquete de Caraguá. Quem a inaugurou foi o time do Sírio-Libanês, equipe que se tornou bi-campeã mundial de basquete, logo depois.

Robertão 5° lugar, na Prova Ilhabela-Caraguá de 1962, é acompanhado à esquerda por Justo Arouca

🏆 Um jovem na assessoria esportiva

Quem assessorava Altamir na área esportiva era o um jovem Justo Arouca. Ele não era funcionário da Prefeitura, mas tinha todo o apoio do prefeito para organizar os eventos esportivos de fama mundial, como a Natatória Caraguá-Ilhabela.

Assista abaixo a entrevista do Roberto Fachini, o primeiro caiçara a realizar a travessia a nado entre Ilhabela e Caraguatatuba

https://www.youtube.com/watch?v=1cZrH-d5KvE

💖 Glória e reconhecimento por toda a vida

Em 1997, Eu e o Aluízio Arouca organizamos um encontro de Caiçaras no Massaguaçu. Altamir foi abraçado pelos moradores do bairro que tinham muito orgulho dele como prefeito. Afinal, ele era filho do bairro e seu pai Theotino foi dono da Fazenda Mococa, uma fazenda quase tão grande e importante quanto a Fazenda dos Ingleses.

💰 O Dinheiro da Serra do Mar que mudou Caraguatatuba teve origem numa ação de Altamir

Altamir aliás, foi quem doou a área do Parque Estadual de Caraguatatuba para o Estado , durante o seu mandado.

O Prefeito Jair Nunes, que governou de 1983 a 1989, entrou com uma ação contra o Estado exigindo a indenização dessa área. O dinheiro saiu rapidamente. A prefeitura ganhou a ação muito fácil e rapidamente.

Na foto Pitágoras, Altamir, Monteiro Jr, Prequeté, Paulinho, Danduarte, e Pref. Jair Nunes Ano 1987 Gabinete do Prefeito
Na foto Pitágoras, Altamir, Monteiro Jr, Prequeté, Paulinho, Danduarte, e Pref. Jair Nunes Ano 1987 Gabinete do Prefeito

O dinheiro era pra sair no governo do oprefeito Sidney Trombini ( 1993 a 1997). Mas , só saiu nas mãos do aliado do então governador Mario Covas, o prefeito Antônio Carlos da Silva que ficou com a fama de realizador graças às ações anteriores dos prefeitos Altamir e Jair. Afinal , essa verba dobrou o orçamento de Caraguatatuba em 1997. Foi ela que permitiu a transformação da cidade.

👨‍👩‍👧 Casamentos, Filhos e filhas e o carinho da sua cidade

Altamir e suas filhas. Da esquerda pra direita, Joana, Renata e Rita
Altamir e suas filhas. Da esquerda pra direita, Joana Paula, Renata e Rita

Em 1998 ele fez oitenta anos e lhe dediquei o poema abaixo, numa festa que ajudei a organizar em sua homenagem. Na verdade um sarau.

Altamir morou na pensão São Benedito que era dos meus pais por uns 2 anos, por volta de 1975. Depois se casou com Fátima que lhe deu 3 filhas, Rita, Joana Paula e Renata.O nascimento dessas meninas deu lhe novo ânimo pra vida. Deixou até de beber.

Altamir Tibiriçá era prefeito no centenário de Caraguá, Nesta foto ele está com sua eposa Vêmia, seu filho Luiz Carlos ( o maior) e seu filho Mario,1957. Reproduçãoda Revista Fagulha
Altamir Tibiriçá era prefeito no centenário de Caraguá, Nesta foto ele está com sua eposa Vêmia, seu filho Luiz Carlos ( o maior) e seu filho Mario,1957. Reproduçãoda Revista Fagulha

Antes ele foi casado com Vêrmia Moreira, cunhada do ex-prefeito de Caraguá , Joaquim Evilásio do Amaral. Com ela teve 2 filhos, o crítico literário e funcionário público federal aposentado Mario Wagner e o advogado Luiz Carlos, já falecido

✍️ Meu Poema Pra Altamir

Altamir Tibiriçá Pimenta ex prefeito xilografura de Arnaldo Passos

 

Altamir o poeta ardoroso

E disse lhe Deus:
“Da Pimenta datei o ardor e o tempero forte que te fará querido por uns e respeitado por todos.
Do Tibiriça, Leves a Garra Guerreira, Eis Que Tua Luta É Ardua, Mas Tua Caminhada Vitoriosa” .

Altamir Pimenta, ardido e ardoroso,
Polemista e polêmico por seu ideal.
Tibiriçá guerreiro, comandante que,
Ainda vivo ,fez –se imortal.

Boêmio venerado,
Ou o abstêmio de agora,
Fez da sua, a nossa História.

Prefeito interventor e eleito,

Poeta, vereador ou jornalista,
Exerceu cada tarefa
Com a dimensão do artista.
Assim é que sua obra
Sempre foi em verso e prosa.

O exercício do poder

Que a tantos homens
Inebria,
Para o prefeito poeta ,
Era apenas…Poesia.

De certo com rima forte
E às vezes obscena.
Mas o artista é assim,
Não tem a alma pequena.

Por isso se imortaliza
Em cada coisa que faz,
Ao contrário dos humanos,
Assim chamados normais.

Altamir poeta e gênio,
Na virada dos oitenta,
Está cada dia melhor,
Qual molho que te apimenta.

Pitágoras Bom Pastor 29/02/98.

Pitagoras Bom Pastor

Pitágoras Bom Pastor de Medeiros, é formado em direito e pós graduado em jornalismo digital

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo