Por Pitágoras Bom Pastor
A Ditadura Militar que se implantou no Brasil através do golpe de 1 de abril de 1964 e durou até 1985, , coma eleição indireta de Tancredo Neves- também marcou as então pequenas cidades do Litoral norte de São Paulo pela ação violenta de órgãos da repressão.
A jornalista e ativista social, Priscila Siqueira, acompanhou de perto essas questões. Ela conta que São Sebastião, onde mora, por ser área de segurança nacional, foi a cidade que mais sofreu repressão política . Lá , até mesmos vereadores governistas da ARENA ( partido que sustinha o governo militar), foram presos e torturados como foi o caso do vereador Henderson Chagas, o Dercinho.
GRILAGEM E MORTE DA ENSEADA À ABRA DE DENTRO
Priscila e Pitágoras Bom Pastor relembraram o caso da grilagem de terra da Fazenda São Manoel do Jaraguá, cuja área abrangia desde a Enseada de São Sebastião até a Abra de Dentro em Caraguatatuba. Essa grilagem teve como líder , o então deputado pro-ditadura, Wilson Lapa. Nessa disputa de terras, inúmeras pessoas morreram e várias casas foram incendiadas. O deputado comprou um titulo da Fazenda São Manoel do Jaraguá, e expulso de lá com uso de violência, dezenas de famílias. Várias mortes teriam acontecido no conflito.
RECLAMAR DE AUTORIDADES ERA PROIBIDO
Pitáoras Bom Pastor lembrou que, em Caraguatatuba , em 1973, pessoas que realizaram um protesto contra o aumento de tributos foram tratadas pelo Deops como comunistas. Ele também contou o episódio em que estudantes do primeiro grau noturno do Adaly Coelho Passos apanharam da polícia porque protestavam contra uma assistente de direção que mal tratava os alunos.
FLEURY E SUA CONSTRUÇÃO IRREGULAR
Já, Joban Antunes, lembrou que era fiscal de obras da Prefeitura de Ubatuba em 1977, quando multou uma obra do carrasco da ditadura, delegado Sérgio Fleury. porque ela estava totalmente irregular. No entanto ele teve que parar a fiscalização, devido à coação do delegado, que o ameaçou de prisão e tortura na frente do prefeito de Ubatuba da época.
GENOCÍDIO OS CAIÇARAS
Priscila, no entanto, garantiu que o maior mal que a Ditadura fez, foi incentivar a grilagem de terra na região, fato relatado em seu livro Genocídio dos Caiçaras. O livro de Priscila está disponível no seguinte link https://www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=13029
Assistam o vídeo e vejam esses assuntos com detalhes