Caraguatatuba Registra primeira morte por H3N2 e suspende eventos

Foto e video da ´Fundação Osvaldo Cruz
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba informou que a cidade registrou a primeira morte por H3N2 nesta terça-feira (12). De acordo com a Secretaria de Saúde, a vítima era um adolescente, de 17 anos, que veio a óbito no dia 30 de dezembro de 2021. O óbito por H3N2 foi confirmado pelo Instituto Adolf Lutz (IAL). Outros dois casos da doença também foram informados, além de um para influenza sem identificação. Nenhum deles veio a óbito.
Considerando a situação, somada ao aumento expressivo dos números de casos de Covid-19 dos últimos dez dias, a Prefeitura resolveu adiar os eventos municipais. Com isso, o ‘Arena Verão Esportiva’, o evento com músicos locais ‘Vem pro Som’ e o ‘Desafio de Gigantes’ não serão mais realizados neste mês de janeiro.
A Secretaria de Saúde informou que, em dez dias, 700 casos de Covid-19 foram registrados por meio de testes realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e laboratórios particulares.
Eventos particulares, com shows previstos para acontecerem ainda neste mês na cidade, também tiveram parecer negativo da Secretaria de Saúde e não poderão ser realizados.
Além do avanço das doenças, o funcionalismo público também segue prejudicado, com diversos servidores afastados por conta da Covid-19 e H3N2, inclusive médicos. O adiamento dos eventos ajuda a evitar problemas no atendimento da população.
A Prefeitura “diz que mais uma vez não mediu esforços para passar por este momento, ampliando o atendimento nas unidades de saúde. A fiscalização segue rígida aos protocolos sanitários, conforme as atividades permitidas pelo Plano São Paulo.
A Prefeitura alerta sobre a importância de reforçar junto à população a necessidade de manter o uso de máscaras, não realizar ou participar de aglomerações e sempre fazer uso de álcool em gel.
Cancioneiro Caiçara alertou sobre H3N2 em dezembro
Ex-técnico de laboratório do Instituto Adolf Lutz e homem bastante experimentado na área da Saúde, – pois trabalhou no Centro de Saúde por 18 anos e depois como voluntario nas campanhas de vacinação promovidas pelo estado em Caraguatatuba -, Rodoaldo Graciano Fahini, o Dadinho, que agora é co-apresentador do Programa Hora do Almoço , que vai ao ar todos os dias no no Facebook da Cancioneiro Caiçara, às 12h30, alertou a população em 17 de dezembro sobre a chegada dessa nova gripe.
FIOCRUZ EXPLICA
Segundo a Fiocruz, do Rio de janeiro. que junto com o Instituro Aldof Lutz de São Paulo, São os mais importnates intistutos de pesqueisa na área de saúde pública no Brasil ,” a cepa Darwin (recém-descoberta na Austrália) faz parte do tipo A(H3N2). Nos últimos meses, ela contribuiu para um aumento de casos de gripe em um período atípico no Brasil – que, assim como os países do hemisfério sul, possui uma circulação maior do vírus influenza no inverno (entre julho e setembro).
De acordo com Fernando Motta, pesquisador do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC, o grande número de pessoas infectadas com o vírus da gripe também é resultado da combinação de uma circulação reduzida do vírus influenza em 2020 com a baixa adesão à campanha de vacinação desse ano.
O pesquisador lembra que os cuidados para evitar o contágio e a transmissão da gripe são os mesmos que a população têm usado para frear a transmissão da Covid-19. “Distanciamento social, evitar aglomerações, uso de máscaras, higiene constante das mãos e etiqueta respiratória. São medidas que vimos que ao longo do ano passado e que provavelmente fizeram com que várias viroses respiratórias desaparecessem de circulação. E, com certeza, mitigaram a transmissão do coronavírus”, afirmou Fernando Motta.”
Para entender mais sobre essa nova cepa do Influenza , assista o vídeo da Fiocruz acima.
Ficou muito bem explicado,pelo video da Fio Cruz,o processo de como acontece as boas cepas dos vírus ou no caso o Influenza e como ele age.Importante reforçar os cuidados que não dependem da vacina,mãos limpasse,álcool gel,máscaras,evitar aglomerações,porque a coisa está mais séria de que pensamos.