Reportagem e texto: Pitagoras bompastor
No auge de sua carreira , em 1967, o cantor e compositor Antônio Borba, – então da RCA, – onde era colega do Rei Roberto Carlos- , humildemente, veio a Ubatuba , a convite do Professor de música da cidade, F. Gomes e gravou com ele quatro músicas de autoria desse professor em homenagem a Ubatuba, entre elas, o hino de Ubatuba , “Ubatuba , Sim”. O disco denominado UBATUBA DE ANCHIETA tinha ainda as seguintes canções: Ubatuba de Anchieta , Ubatuba do Brasil e Cruz de Ferro . Antônio conseguiu ainda que o disco fosse distribuído para todo Brasil pela RCA, elevando o nome de Ubatuba em todo Brasil.
Há cerca de 5 anos, com problemas cardíacos, ele foi levado por sua filha Fabiana Moreno Borba de Melo , para morar com ela e a sua ex e futura mulher Maria Cecíllia Moreno, para morar em Jaú-SP. O , em abril de 2021, ele foi acometido de Covid -19 e se recuperou, embora tenha perdido 20 kg. Mas em fevereiro deste ano, provavelmente por causa de sequelas da Covid, ele foi internado com umcoágulo no cérebro e submetido a uma cirurgia em 10 de fevereiro, ficando com o lado esquerdo do corpo paralisado. Ficou mais 4 meses, internando, 3 deles na clínica Emanuel, onde, apesar de ter sido bem tratado, por falta da família pediu pra voltar pra casa. Fabiana então resolveu levá-lo . Recentemente, ele foi acometido por uma infecção urinária e teve que ser internado de novo. Desenganado pelos médicos, a semana passada, que lhe deram uma semana de vida, no entanto, ele reagiu fortemente e agora se encontra bem melhor. Deve ter alta essa semana e retorna para casa.
E O AMOR RENASCEU
Antônio Borba , nascido em Varginha- MG, em 1940, tem um certo talento para renascer das cinzas. Assim é que a sua carreira musical que foi de muito sucesso nos anos 60 , 70 até por volta de 80, sempre dava uma melhorada. Nos últimos tempos ele vinha cantando música gospel e até gravou um clipe de uma música sua. Mas , nem só na música e na vida que ele renasce, acabou de anunciar em primeira mão e com exclusividade para a Rádio Cancioneiro Caiçara que vai se casar. Com quem eu perguntei?
E ele respondeu com alegria e firmeza jovial : – com a minha ex-futura mulher Maria Cecília. Estranhei a definição, Ex-futura-mulher. Ele explicou:
” Em 1974 eu conheci numa pensão perto da TV Excelsior, a Maria Cecilia Moreno, a mãe da Fabiana. Vivemos um grande amor e vivemos em união estável por cerca de 8 anos, mas nos separamos. Agora vim morar em Jaú, vizinho dela, trazido pela Fabiana e o nosso amor renasceu. Quero sair daqui para me casar com ela.
Para Fabiana, a revelação de seu pai foi um grande presente. Ela conta que a separação dele e de sua mãe, quando ela tinha 7 anos de idade, foi um, momento muito traumático. Então esse casamento agora vem resgatar um sonho seu e também do casal, cujo amor de fato não morrera, estava apenas adormecido.
VAMOS AJUDAR O CANTOR DE UBATUBA?
Fabiana conta que seu pai, atualmente, vive com uma aposentadoria de um salário mínimo e no momento vem passando dificuldades financeiras para se manter. Ele vai voltar para casa . Por isso a família lançou um campanha no facebook , em que pede ajuda para os fãs. Quem quiser colaborar pode enviar um Pix para o seguinte número de celular: 14 997015822 , em nome de Fabiana Moreno Borba de Mello.
Fabiana que trabalhava em dois empregos com o técnica em enfermagem, agora se dedica exclusivamente aos cuidados de seu pai e explica
.” Esse dinheiro é necessário para comprar e produtos de higiene pessoal, remédios, alimentação, fisioterapia e cuidados gerais. Eu cuido dele como enfermeira, mas vamos precisar de um enfermeiro homem para ajudar, porque ele é muito pesado e m casa só temos mulheres . Minha irmã Thais Joyce e meus sobrinhos tem ajudado , mas Thais mora em Botucatu e tem filho bebê. Meu pai precisa de assistência integral, a necessidade de um enfermeiro pra me auxiliar.
Quem quiser conhecer mais sobre a campanha pode acessar o facebook de Antonio Borba no seguinte link: (2) Antonio Borba.
SONHA CANTAR NOVAMENTE EM UBATUBA
Emocionado , Antônio Borba conta que seu grande sonho e voltar a cantar em Ubatuba, ou pelo menos gravar de novo essas músicas do disco com a banda Lira Padre Anchieta ou um de seus grupos. Prometemos a ele que iriamos falar com os Maestros Amarildo da Hora e Valdecy sobre isso. Antônio ficou impressionado por saber que Ubatuba tem hoje como solista da Orquestra Sinfônica Municipal e da Sinfônica Brasileira, o Eduardo Machado, Buá , e mandou um recado para ele:
– Fala pro Eduardo Machado que eu cantei na Orquestra Simonetti, com o professor dos professores dele, o Trombonista Gilberto GagliardI que também era meu amigo..
Amanhã vamos prosseguir contando a história de Antônio Borba e daremos mais detalhes sobre esse disco e sobre a sua passagem por Ubatuba em 1967. Em brece ele promete dar uma entrecista exclusiva pro nosso canal do facebook. Aguardem.
Então fica o convite: quem quiser e puder ajudar esse cantor que elevou o nome de Ubatuba, deposite lá seu PIX conta número: 14 997015822 , em nome de Fabiana Moreno Borba de Melo. Nós da Rádio Cancioneiro Caiçara já contribuímos com a nossa doação e abraçamos essa causa;