Dia mundial dos Manguezais 26 de julho
Texto e fotos de Evaldo Caiçara
Hoje é dia mundial dos manguezais. Começo mostrando duas fotos , uma o passado e a outra presente de São Sebastião. Com mais ou menos 80 anos de desenvolvimento da nossa cidade, como era a área onde o Porto de São Sebastião-SP, que foi construído em cima de um dos maiores manguezais da área central.
Manguezal. Essa palavra nos faz ir muito longe nos pensamentos. Grande Berçário marinho milhares de espécies, tanto do mar, que ali se reproduzem, como também é o berçário de centenas de aves. Porém com a construção e depois a ampliação do porto, a partir da década de 20, obra que foi entregue em. 1935 o manguezal do Areião e o do Araçá perderam mais de 70% do seu tamanho.
Um dos maiores aterros que o manguezal do Araçá sofreu foi em 1986 com material retirado da destruição do morro do Outeiro, na rua ilhabela região central, de São Sebastião. Todo o material arenoso e rochoso serviu para aterrar parte do manguezal e também a praia do centro da codade, obra finalizada em 1990.
O desenvolvimento previsto em áreas praianas e ao longo dos nossos rios, continua até hoje sendo uma ameaça . Por isso, mais do que nunca precisamos cada vez mais preservar e manter vivo esses importantes berçários marinhos.
Viva e sobreviva sempre os nossos manguezais.