Programa Balaio Caiçara fez entrevista com ecologistas Paulo Shiri e Juan Blanco
Reportagem João Batista Antunes – Joban
Texto Pitágoras Bom Pastor
Vídeo Iza Medeiros
O Programa Balaio Caiçara desta quarta feira, 01 de dezembro de 2021 , entrevistou os ecologistas Paulo Shiri e Juan Blanco que trouxeram a público a denúncia de que a Prefeitura Municipal de Ubatuba e a bancada de vereadores que apoia a prefeita Flavia Paschoal ( PL) , quer enfiar “goela abaixo” da população uma alteração na Lei do uso do solo permitindo a construção de prédios de vários andares na cidade, cujo único objetivo é favorecer os milionários investidores da Construção Civil, sob o pretexto de aumentar o número de empregos na Construção Civil.
Diante da denúncia, imediatamente, a Radio Revista CANCIONEIRO CAIÇARA abraçou a causa, através do seu diretor proprietário Pitágoras Bom Pastor e do seu contramestre proeiro ( titulo honorífico de direção de conteúdo), Poeta João Batista Antunes.
Pitágoras Bom Pastor questionou o argumento dos defensores da lei anti-ubutuba e anti-ecológica, argumentando que mesmo na cidade em que reside atualmente, a pequena Guararema, de 25 mil habitantes, em nenhum momento houve, nem durante a pandemia, desaquecimento na construção civil ou falta de serviço para operários desse setor. Pitágoras lembrou que ao contrário, ele como ex-vendedor de sorvetes nas praias de Caraguatatuba, vê a gora e via antes, que durante a temporada de verão , muitos operários da construção civil deixam as obras para comerciar nas praias, especialmente sorvete. Nessa época o que há é falta de mão na construção civil.
” È preciso lembra que Ubatuba esse ano deixa de ser uma cidade pobre pois teve um aumento substancial de seu orçamento que saltou da casa dos 400 milhões ano, para 542 em 2022. Se a Prefeita e a Câmara trabalhar com competência , a cidade pode crescer muito, principalmente na área de turismo. Campos do Jordão com 223 milhões vem trabalhando muito bem”! , disse Pitágoras, , que acabou de vir de uma viagem pelas cidades da Mantiqueira e pode comparar as cidades de lá com as do litoral norte , e perceber que as nossas cidades tem administrações bem menos eficientes e mais dinheiro.
Paulo Shiri e Juan Blanco criticaram a postura autoritária dos poderes municipais, que se apoiam em forças ocultas , provavelmente de empreendedores do mercado imobiliário que só querem o lucro fácil, com a especulação imobiliária. Assistam o video acima e compartilhem.
A partir de amanhã, todos os dias às 12h30 o Program Hora do Almoço no Facebook da Cancioneiro Caiçara e nos demais programas da nossa mídia vamos acompanhar essa questão, já que a Cancioneiro Caiçara se posiciona clara e abertamente em defesa da ecologia e do meio ambiente. Essa é mais uma causa que a Cancioneiro abraça. Em maio do ano passado a nossa mídia foi a única que comprou a briga pela liberação da pesca boieira em todo Brasil, apoiando assim a luta dos pescadres artesanais
Os ENTREVISTADOS DE HOJE EM DEFESA DE UBATUBA
Paulo Shiri, eng. agrônomo e analista ambiental , foi da Secretaria de Meio Ambiente do Estado , em Ubatuba de 1984 até 2010. Também foi diretor do Píer do Saco da Ribeira por 6 anos até 2005.
Na Prefeitura de Ubatuba foi Secretário Municipal de Meio Ambiente e participou da elaboração do Plano Diretor até o ano 2006.
ativista de algumas ONGs no Litoral Norte. Foi fundador do MDU- Movimento em Defesa de Ubatuba que, foi uma das mais combativa ONGs de defesa da cidade.
Hoje representa a Associação Cunhambebe numa cadeira do CMMA- Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Juan Blanco Prada, Gestor ambiental, escritor, ativista e produtor. FOI Secretário de Meio-ambiente de Ubatuba 2013-2016 E
Presidente da Fundart 2015-16.
Atualmente representa a região Oeste de Ubatuba no Conselho Municipal de Meio-ambiente, em nome do Gaiato. ELE também é um dos fundadores do Coletivo Horizonte Ubatuba, que trabalha na área de urbanismo sustentável e desenvolvimento econômico com foco nos interesses das populações tradicionais e da periferia. Também é
coordenador do setorial de Literatura da Fundart.
Autores da matéria
João Batista Antunes, reportagem
APOIO CULTURAL
A Hidrel Hidráulica e eletrica apoia a Cancioneiro Caiçara