Crumis Boi de Conchas, vai homenagear Mariza Muniz
Reportagem e texto de Aninha Fernandes
Fotos Andreia e Helena Sanches
Acontece no dia 29/06/22, em Ubatuba, o espetáculo Auto do Boi de Conchas ,”uma das mais famosas manifestações públicas populares de Ubatuba” , que este ano também faz um tributo à grande Mestra Mariza Muniz, falecida no dia 02/06/22.
O Auto será encenado no canto esquerdo da Praia do Perequê Açu a partir das 14 h, junto quiosque “Tô a Toa”. Na oportunidade o grupo vai abrir espaço para quem quiser homenagear a Mestra Mariza , uma mineira- caiçara que tanto fez pela cultura caiçara em Ubatuba. As homenagens poderão ser feitas por quem queira, através de música , poema , ou outro tipo de arte que a relembre.
A OPINIÃO DO MESTRE BADO TODÃO
Segundo o mestre Bado Todão, que junto com Julinho Mendes é um dos criadores desse espetáculo , “o Boi de Conchas é uma das mais genuínas manifestações públicas populares de Ubatuba; Ele é Inspirado na lenda do Boizinho Ratambufe, que a CRUMI – Comunidade Reinante Voga dos Mares de Iperoig realiza todo dia 29 de junho – dia de São Pedro Pescador , com o nome de ” Auto do Boi de Conchas”.
Todão explica “que o espetáculo – que é embalado por bailados, canções e ritmos populares originais-, nessa edição, ressurgirá do mar na Praia do Perequê Açu, na região central da cidade. ” Esse o espetáculo, nesse ano de 2022, envolto no entusiasmo de retomada do contato com o grande público, manifestará seu apelo pela paz no mundo e homenageará a musicista e arte educadora Mariza Muniz, Mestra de Voga e ritmista do grupo, falecida no último dia 8 de junho” – diz Todão.
UM LIBELO PELA PAZ
Diretor artístico e compositor do espetáculo, Bado Todão, disse que “a escolha do canto esquerdo do Perequê Açu, para a realização do espetáculo foi porque era naquele recanto da praia, que a nossa mestra Mariza Muniz , passava seus momentos aprazíveis, pois ela residia no bairro. “A manifestação será um libelo pela paz e a homenagem a essa educadora que tanto contribuiu para a arte e cultura de Ubatuba por mais de meio século. Além do que é da natureza da nossa entidade organizar nossas apresentações dentro de um formato híbrido, aberto e libertário.”
Segundo Todão, “a manifestação será um libelo pela paz e homenagem a essa educadora que tanto contribuiu -por mais de meio século – para a arte e cultura . Além do que é da natureza da nossa entidade organizar nossas apresentações dentro de um formato híbrido, aberto e libertário.”
Ele diz ainda que o “evento terá a participação de outros artistas e grupos que expressarão suas homenagens à musicista”.
CANCIONEIRO HOMENAGEOU MARIZA DINIZ EM SUA MORTE
Assista o vídeo