Texto Pitágoras Bom Pastor
O programa HORA DO ALMOÇO da Cancioneiro Caiçara levantou mais uma bandeira em defesa da cultura e da história do litoral norte. Desde a eleição do ex-prefeito Antônio Carlos em Caraguatatuba, em 1996 e de seu genro seguidor, Felipe Augusto em São Sebastião, ambos líderes políticos começara a tomar iniciativas para modificar a história e os símbolos dessas cidade.
EM CARAGUATATUBA PRÉDIOS PÚBLICOS TEM NOMES IRRELEVANTES
A sede da Fundacc de Caraguatatuba, que antigamente era um Centro Cultural foi construída pelo Prefeito José Bourabeby a pedido da professora Maristela de Oliveira, eu mesmo vi quando Bourabeby lhe prometeu esse prédio. Maristela era professora de piano, e antigamente, nas décadas de 60 e 70 era única professora de música da cidade. Ela também foi pioneira nas fanfarras. Morta, teve seu nome posto no prédio que foi feito a seu pedido. O ultra personalista Prefeito Antônio Carlos , fez um puxadinho no prédio e trocou o seu nome colocando o nome de uma professora que era a presidencia da Fundac. Maristela ficou sendo só o nome do auditório. Dois problemas aí nesse caso: a professora que nomina a Fundacc não tem um por cento dos méritos da dona Maristela e aind está viva. A legislação brasileira proibe dar nome de pessoas vivas a logradouros públicos. A professora foi presidente da Fundacc, é uma boa pessoa, fez um trabalho razoável, mas fora disso não tem nenhuma relevância na história loca, principalmente se comparar com a Maristela.]
No prédio mais relevante e histórico da cultural local, aquele que se situa na Praça Diogenes Ribeiro de Lima, colocaram o nome de Luiz Mário Mott, um dentista paulistano sem nenhum vínculo com a história de Caraguatatuba, em detrimento de outros nomes relevantes como Antônio Carelli, Maestro Pedrinho e outros. Para Carelli um artista de renome internacional, que foi casado com Sandra Mendes, uma artista caiçara natural da Martim deram o nome de uma sala de aula no museu Adaly, totalmente em desconformidade com sua importância no cenário artístico mundial e com a sua contribuição para cultura de Caraguatatuba. A Cancioneiro Caiçara comprou essa briga e vamos levar essa luta em frente.
Assistam amanhã nosso programa Hora do Almoço que vamos continuar o assunto e no vídeo acima você pode ver nossa programa desse dia 15.