Conheça também o avô de Filipinho, o maior atleta de Ubatuba do passado
Por Pitágoras Bom Pastor
O caiçara de Ubatuba, Filipe Toledo conquistou neste dia 08/09, na Califórnia seu primeiro título do Circuito Mundial de Surfe. Ele derrotou o potiguar Italo Ferreira, numa emocionante final brasileira, na praia de Lower Trestles, em San Clemente, Califórnia (EUA).
O Brasil é campeão mundial pela 4a vez consecutiva e no total, já tem seis títulos: 3 de Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), um de Adriano de Souza (2015), um de Italo Ferreira (2019) e o alcançado nesta quinta por Felipe Toledo.
Filipe nasceu no dia 16 de abril de 1995. Filho do ex- campeão brasilieiro Ricardo Toledo e de Mari,ele é casado com Ananda Marçal, e tem dois filhos, Mahina e Koa. Atualmente,ela mora com a em San Clemente, California – EUA. Para saber sobre ele acesse https://www.filipetoledosurfstore.com.br/p/filipe-toledo
AVÕ DE FILIPE É IDOLO EM UBATUBA, DESDE 60
Seu avô, João Maria, é considerado até hoje o maior ícone do esporte em Ubatuba. Ele foi primeiro a fundar uma academia de musculação naquela cidade. Em novembro do ano passado ele foi entrevistado pelo Programa Balaio Caiçara da Cancioneiro Caiçara.
Veja a entrevista de João Maria para Cancioneiro Caiçara, no final dessa matéria. Leia mais sobre ele aqui https://editora.cancioneirocaicara.com.br/avo-do-felipe-toledo-joao-maria-foi-gigante-do-esporte-em-ubatuba/
CARREIRA
Filipinho começou a surfar aos seis anos. Aos 15 , já derrotava surfistas veteranos. Com essa idade venceu o Campeonato Brasileiro. Daí foi uma sequência de títulos seguidos que culminou agora com esse título mundial.
Decisão brasileira
Na final de hoje , foi disputada numa melhor de três baterias, Filipinho iniciou com uma direita e desfilou o seu repertório de manobras, recebnor logo início um nota de 7,50. Em seguida em mais sequência outra ótima direita, obteve a nota 7,63.
Italo Ferreira até tentou reagir. Chegou mesmo a tiraar um 8, mas o caiçara conseguiu administrar a vantagem construída para fechar a primeira bateria com a nota 15,13 contra a nota 14,97 de Italo Ferreira.
A cidade de Ubatuba está em festa pela grande vitória de seu filho ilustre. A família Toledo é muita querida na comunidade. Além do pai Ricardo , da mãe, Mari, e do avô João Mari, a avó de Filipinho também é muita respeitada lá por ter sido funcionária da saúde pública .
- Salve São Sebastião elegendo Gleivison 11
- A destruição dos símbolos de Caraguatatuba e São Sebastião
- Nunca vi tanta displicência com o povo Sebastianense
- Liana Fernandez fala sobre sexteto Consixtencia
- violinista Jaime Jorge García dá entrevista exclusiva á RC2